Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 19º

Campanha trouxe "acordo" sobre tempo de serviço dos professores

A coordenadora do BE considerou hoje que a campanha eleitoral trouxe um entendimento sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores, mas defendeu que devia ser "feita imediatamente", pedindo uma aposta na escola pública para combater o insucesso escolar.

Campanha trouxe "acordo" sobre tempo de serviço dos professores
Notícias ao Minuto

15:56 - 08/02/24 por Lusa

Política Mariana Mortágua

Mariana Mortágua foi esta manhã ao Liceu Camões, em Lisboa, uma escola pública que considerou ser um "exemplo do que de bom acontece e do que falta fazer".

"Nós já ouvimos várias coisas sobre o tempo de serviço dos professores. Ouvimos a direita que se juntou ao PS no passado para chumbar a possibilidade de recuperação do tempo de serviço dos professores. Entretanto, em campanha eleitoral, teve esta vantagem que se parece ter atingido um acordo sobre a recuperação de tempo de professores", respondeu aos jornalistas.

Para o BE, "não há razão" para que a recuperação do tempo de serviço dos professores "não seja feita imediatamente".

"Desde que esse congelamento aconteceu, houve milhares de professores que se reformaram e, portanto, hoje, infelizmente, estamos a falar de situações de injustiça, mas que não podem ser reparadas. Acho que é justo que possamos dizer aos professores que essa recuperação pode ser feita imediatamente", defendeu.

Na opinião de Mariana Mortágua, "há condições para isso" sendo uma promessa antiga e "mais do que justa e já foi feita noutras zonas do país".

"Devemos assumir esse compromisso claramente com professores, mas não só com professores. Devemos também assumir compromissos com funcionários de escolas. Devemos assumir um compromisso com os alunos e com os alunos que querem uma escola que lhes dê resposta às suas necessidades hoje", defendeu.

Entre essas necessidades, de acordo com a coordenadora bloquista, pode estar o apoio de psicologia, de nutrição ou apoio nos tempos livres, sendo preciso "ouvir quem vive a escola", motivo pelo qual fez hoje esta visita.

Segundo a líder do BE, "para combater o insucesso escolar é preciso apostar na escola pública".

"Escola pública são professores e professoras, mas também são pais, alunos, funcionários, capacidade das instalações e capacidade de resposta que hoje não existe", apelou.

Leia Também: Debates com PCP e Livre? "De que tem medo Luís Montenegro?"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório