Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

PSD/Açores defende tarifa única para viagens de estudantes deslocados

O líder do PSD/Açores defende a criação de uma tarifa única para viagens de estudantes açorianos deslocados no continente, sugerindo um "projeto piloto" para a sua aplicação.

PSD/Açores defende tarifa única para viagens de estudantes deslocados
Notícias ao Minuto

19:45 - 03/09/23 por Lusa

Política Bolieiro

Segundo uma nota de imprensa do partido, o líder regional do PSD defendeu a criação desta tarifa única no sábado, na sessão de encerramento da 10ª edição da Universidade de Verão da JSD/Açores e do PSD/Açores (UV2023), que decorreu nas ilhas das Flores e Corvo.

José Manuel Bolieiro, que lidera também o executivo regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM, destacou "o bom exemplo da Tarifa Açores", criada pelo executivo regional, "em que o apoio público é dado ao cidadão-passageiro e não ao operador, mas garantindo que esse terá sempre a remuneração do seu serviço, integrando as obrigações de serviço público".

A Tarifa Açores entrou em vigor em 01 de junho de 2021 e fixa em 60 euros o preço máximo das viagens dentro do arquipélago para os residentes açorianos.

Na sua intervenção no encerramento da Universidade de Verão da JSD e PSD/Açores, José Manuel Bolieiro desafiou o Governo da República "a aprender com o Governo Regional quando criou a Tarifa Açores".

Citado na nota de imprensa, o líder da JSD/Açores, Luís Raposo, destacou que o Governo Regional aumentou o valor das bolsas para "aliviar as famílias no pagamento das propinas", defendendo a alteração ao regulamento do Subsídio Social de Mobilidade para estudantes deslocados dos Açores.

Luís Raposo defendeu a necessidade do Governo da República criar "mais residências universitárias" que "possam garantir 3.5% das suas vagas a estudantes deslocados insulares, em consonância com o contingente de acesso ao Ensino Superior, e que haja um aumento em 30% do benefício fiscal em sede de IRS para aqueles que fiquem de fora dessa margem e paguem a renda".

"Nos Açores, os tempos não são de populismos ou confusões, mesmo se há um Partido Socialista que insiste permanentemente na crítica fácil, inconsequente e que tem como único propósito a desinformação", apontou.

Intervindo na qualidade de reitor da UV2023, Duarte Freitas, líder do partido aquando da primeira edição do evento, realçou que aquela é "a maior escola de formação política e cívica dos Açores", que agora "cobriu todas as ilhas do arquipélago".

A 10ª edição da Universidade de Verão da JSD/Açores e do PSD/Açores decorreu, entre quinta-feira e sábado nas Flores e no Corvo, tendo como tema central "A próxima década nos Açores" e juntou 30 jovens do arquipélago.

Leia Também: César diz que Bolieiro "parece não aceitar uma única crítica" da oposição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório