Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

No Parlamento, Youtuber convidado pela IL insulta Costa. Partido repudia

No vídeo publicado no dia 30 de abril, o influencer simulou um discurso sobre o alojamento local, que rematou com "e ó Costa, vai pó c******".

No Parlamento, Youtuber convidado pela IL insulta Costa. Partido repudia
Notícias ao Minuto

15:39 - 03/05/23 por Daniela Filipe

Política Iniciativa Liberal

Um youtuber convidado a visitar o Parlamento sob a alçada do partido Iniciativa Liberal (IL) está a gerar polémica nas redes sociais. Isto porque, nas imagens que publicou na plataforma Youtube, mostra-se a discursar no púlpito, onde remata com um insulto dirigido ao primeiro-ministro, António Costa. Em resposta ao Notícias ao Minuto, o partido repudiou as ações do influencer, lamentando ainda "o embaraço causado à Assembleia da República".

Tiago Paiva, que conta com cerca de 142 mil seguidores no Youtube, conheceu o dia a dia da Assembleia da República 'à boleia' de Bernardo Blanco, deputado da Iniciativa Liberal. No vídeo publicado no dia 30 de abril, o influencer simulou um discurso sobre o alojamento local, que culminou com "e ó Costa, vai pó c******".

Depois de a IL ter criticado o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, pela forma como se referiu ao partido após a sessão de boas vindas ao presidente brasileiro, Lula da Silva, o deputado do Partido Socialista José Carlos Barbosa classificou o episódio como “inacreditável”.

“A IL convida um YouTuber que sobe ao púlpito da Assembleia da República e termina o discurso com um insulto inaceitável ao primeiro-ministro! Onde está a responsabilidade política? Será que a direção da IL vai considerar isto uma inovação na política?”, escreveu, na rede social Twitter.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, o partido esclareceu que, "na passada semana, dois dos mais conhecidos youtubers do país, Tiago Paiva e Windoh, estiveram na Assembleia da República a convite da IL", de modo a "mostrar o Parlamento e o seu funcionamento a mais pessoas da sociedade que não acompanham a atualidade política, mas são seguidores destes criadores de conteúdos".

"Os dois convidados fizeram dois longos vídeos em que mostram o funcionamento do Parlamento num registo mais informal, procurando aproximar os mais jovens da atividade política. Infelizmente, num dos vídeos, Tiago Paiva utilizou uma expressão imprópria dirigindo-se ao primeiro-ministro, António Costa", salientou a missiva, ressalvando que, "não podendo a IL condicionar a liberdade de expressão de qualquer cidadão, a opinião política de quem quer que seja e não tendo qualquer intervenção na edição daquele vídeo, é evidente que a IL não se revê de forma alguma na linguagem adoptada e que a repudia, lamentando o embaraço causado à Assembleia da República".

Mas a polémica não se fica por aqui. Já no Salão Nobre, Tiago Paiva é visto a conversar de forma informal com Bernando Blanco, que menciona os pedidos feitos pela antiga deputada Joacine Katar Moreira quanto à remoção dos painéis que retratam povos colonizados.

“Quem? Ah, lembro-me, uma gaga?”, ouve-se o youtuber dizer, acrescentando que “faz parte da história, correto ou não”.

Katar Moreira reagiu, entretanto, às imagens, atirando que “a IL é um partido que veio das sombras do passado e da necessidade de garantir um lugar ao sol aos dependentes do Estado e falidos self-made man nacionais”.

“Quanto mais cresce, mais se lhe vê a bunda facha e a cabeça oca de muitos dos seus membros. Este vídeo é deprimente”, rematou, através da rede social Twitter.

Leia Também: "Em qualquer país da UE, o Governo já tinha caído, não era só Galamba"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório