Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Extinta secretaria de Estado da Agricultura. Decreto já foi publicado

Decreto-lei foi publicado esta sexta-feira após polémica com Carla Alves.

Extinta secretaria de Estado da Agricultura. Decreto já foi publicado
Notícias ao Minuto

12:04 - 27/01/23 por Marta Amorim

Política Governo

Um decreto-lei, publicado esta sexta-feira, determina que a ministra Maria do Céu Antunes passará a ser coadjuvada, de agora em diante, pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. Extingue-se, assim, a secretaria de Estado da Agricultura, e o lugar deixado por Carla Alves não será preenchido.

"A Ministra da Agricultura e da Alimentação é coadjuvada no exercício das suas funções pela secretária de Estado das Pescas", pode ler-se no decreto-lei. 

Recorde-se que, a 5 de janeiro, um dia após tomar posse, Carla Alves apresentou a demissão por entender não dispor de "condições políticas e pessoais" para iniciar funções, depois de o jornal Correio da Manhã ter noticiado o arresto de contas bancárias conjuntas que a então secretária de Estado da Agricultura tinha com o marido.

O Ministério Público acusou de vários crimes e mandou arrestar bens do advogado e antigo autarca socialista, que saiu da liderança do município de Vinhais em 2017, num processo de mais de 4,7 milhões de euros que tem mais três arguidos.

Horas antes de ser conhecida a demissão, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha considerado que Carla Alves tinha uma "limitação política".

O primeiro-ministro, António Costa, assegurou depois que mantinha a confiança política em Maria do Céu Antunes, numa altura em vários membros se demitiam do Governo. 

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e da Alimentação, afirmou sempre que "não tinha qualquer informação que a envolvesse [à secretária] em qualquer tipo de processo judicial".

[Notícia atualizada às 12h19]

Leia Também: Governo quer estar com agricultores contra fim de direções regionais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório