Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Governo quer estar com agricultores contra fim de direções regionais

A ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, disse hoje que o Governo quer "estar junto dos agricultores", num dia em que houve um protesto em Mirandela contra o que estes consideram ser o desmantelamento do Ministério.

Governo quer estar com agricultores contra fim de direções regionais
Notícias ao Minuto

16:43 - 26/01/23 por Lusa

Economia Ministra da Agricultura

No final do Conselho de Ministros de hoje, que se realizou em Castelo Branco, questionada sobre o protesto, a ministra disse que o Governo estava "a trabalhar há três anos para a conclusão da reforma da PAC", que aconteceu no primeiro semestre de 2021.

Depois, destacou, foi apresentado o Plano Estratégico da PAC "em tempo recorde". "Estamos neste momento em condições de o poder implementar", depois de dois diplomas hoje aprovados.

"E é nessas condições que queremos estar junto dos agricultores", assegurou a ministra.

Uma marcha com alguns milhares de agricultores e tratores percorreu hoje o centro da cidade de Mirandela num protesto com assobios ao Governo contra o que consideram ser o desmantelamento do Ministério da Agricultura.

A extinção das Direções Regionais de Agricultura e a concentração das suas competências nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) foi o motivo do primeiro, em Mirandela, no distrito de Bragança, de uma série de protestos convocada pela Confederação dos Agricultores e Portugal (CAP).

Durante a marcha, que começou no recinto da feira e terminou em frente às instalações da direção regional, os agricultores pediram "respeito pela agricultura" e, mesmo com chuva, não desmobilizaram durante os discursos de representantes de vários setores agrícolas.

"Mais de 70 organizações de agricultores" de várias zonas do país estiveram presentes nesta manifestação em Mirandela, segundo disse o secretário-geral da CAP, Luís Mira.

A cidade transmontana juntou-se ao protesto com algumas lojas a exibirem nas montras frases de apoio aos agricultores, que quiseram mostrar "determinação" e que não se vergam "perante o poder político", prometendo que vão fazer-se ouvir "contra a incompetência de quem governa".

Leia Também: Agricultores saem à rua em Mirandela com assobios ao Governo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório