A Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia da República aprovou, esta segunda-feira, o parecer que a autoriza a deslocação do Presidente da República ao Qatar, para assistir ao primeiro jogo da seleção nacional no Mundial de futebol.
Nesta reunião, foi apreciado e votado o parecer de assentimento para a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa ao Qatar, entre quarta e sexta-feira, para assistir "ao primeiro jogo da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de futebol", que se realiza na quinta-feira. PS, PSD e PCP votaram a favor, enquanto BE e IL votaram contra. O Chega absteve-se, apesar de considerar oportuna a deslocação de Marcelo.
Uma vez que os partidos únicos, Livre e PAN, não têm assento nesta Comissão de Negócios Estrangeiros, só votarão amanhã, terça-feira, em plenário da Assembleia da República, onde deverá ser reconfirmada a votação de hoje.
Recorde-se que o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem o assentimento da Assembleia da República, de acordo com a Constituição.
[Notícia atualizada às 15h47]
Leia Também: Parlamento vota amanhã deslocação do Presidente da República ao Qatar