Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

'O Governador'. Reação de Costa revela "expetativa de um lugar na Europa"

Ana Gomes defende que o primeiro-ministro "atuou na linha de complacência" no caso de Isabel dos Santos.

'O Governador'. Reação de Costa revela "expetativa de um lugar na Europa"
Notícias ao Minuto

09:13 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

Política Ana Gomes

Ana Gomes analisou, este domingo, no seu espaço de comentário semanal na SIC Notícias, o livro 'O Governador' que tanto tem dado que falar.

Para a socialista, com o lançamento deste livro, ficou claro que "o primeiro-ministro atuou na linha de complacência, para não lhe chamar outra coisa mais complicada, que já vinha do tempo de Durão Barroso, com a cleptocracia angolana".

O que a ex-deputada europeia acha "surpreendente" é que António Costa queira avançar com um processo judicial contra o ex-governador, Carlos Costa, por este ter garantido no livro que sofreu pressão do primeiro-ministro para não tirar a idoneidade a Isabel dos Santos. No entanto, Ana Gomes encontra uma justificações para esta reação: "António Costa tem ainda expetativas de um lugar na Europa e é por isso que se preocupa com as acusações de poder estar a interferir com a independência do governador ou poder estar a cleptocracia angolana".

Ainda sobre o mesmo assunto, a antiga embaixadora de Portugal, garante que "a verdade é que o primeiro-ministro atuou ostensivamente no sentido do que seria mais conveniente para Isabel dos Santos [...]. António Costa considerava que ainda não era altura de lhe tirar a idoneidade e ela podia continuar ainda gestora do EuroBic".

Recorde-se que no livro 'O Governador', o antigo líder do Banco de Portugal Carlos Costa conta a sua versão dos dez anos em que esteve ao leme da instituição.

Leia Também: António Costa e Carlos Costa protagonizaram "um espetáculo deplorável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório