Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

PAN exige medidas face ao aumento das taxas de juro

A porta-voz do PAN exigiu hoje medidas, a nível internacional e no Orçamento do Estado, para ajudar as famílias na sequência da subida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE).

PAN exige medidas face ao aumento das taxas de juro
Notícias ao Minuto

16:13 - 27/10/22 por Lusa

Política Taxas de juro

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, Inês Sousa Real manifestou "grande preocupação" face o anúncio da subida de taxas de juro por parte do BCE.

"É fundamental que, quer a comunidade internacional, em particular a comunidade europeia, quer também nesta oportunidade que vamos ter em sede do Orçamento do Estado na especialidade, de encontrarmos medidas que apoiem verdadeiramente as famílias para fazer face a esta subida", defendeu.

A deputada considerou que essas soluções podem passar pela "dedução em sede de IRS dos juros com os créditos à habitação" e também pela "necessária recuperação de salários e de rendimentos por via do alívio da carga fiscal".

"Na especialidade tudo faremos para efetivamente que se encontrem soluções que deem respostas a esta real preocupação", comprometeu-se a deputada única do partido Pessoas-Animais-Natureza.

O BCE anunciou hoje uma nova subida de 75 pontos base nas suas taxas de juro para travar a inflação recorde na zona euro.

Com esta subida, a terceira consecutiva e a segunda desta dimensão, a principal taxa de refinanciamento do BCE fica em 2%.

A proposta de Orçamento do Estado para 2023 será hoje votada no parlamento na generalidade e tem aprovação garantida, uma vez que o PS tem maioria absoluta dos deputados.

Leia Também: Deputada única do PAN vai abster-se na votação na generalidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório