Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Alexandre Lagoa vence eleições intercalares em São Julião e Silva

O movimento "Fortalecer São Julião e Silva", liderado por Alexandre Lagoa, venceu as eleições intercalares de domingo na União de Freguesias de São Julião e Silva, em Valença, disseram hoje fontes autárquicas.

Alexandre Lagoa vence eleições intercalares em São Julião e Silva
Notícias ao Minuto

13:54 - 12/09/22 por Lusa

Política Autárquicas

Em declarações à Lusa, Alexandre Lagoa referiu hoje que obteve 270 votos e que a segunda força política mais votada foi o movimento "JPSJS - Juntos por São Julião e Silva", com Ana Catarina Esteves como cabeça de lista, que obteve 139 votos.

Em terceiro lugar, segundo o cabeça de lista do movimento que venceu as eleições, ficou o candidato da CDU, com 10 votos.

A Lusa contactou também a Câmara de Valença, no distrito de Viana do Castelo que confirmou a vitória de Alexandre Lagoa, mas com 269 votos, 149 obtidos na freguesia de S. Julião e 120, na freguesia de Silva.

Em segundo lugar, de acordo a autarquia, ficou o movimento "JPSJS -- Juntos por São Julião e Silva", encabeçado por Ana Catarina Esteves, mas com 136 votos, 66 obtidos em S. Julião e 70 em Silva, e em terceiro lugar a CDU, com 10 votos, sete em S. Julião e três na Silva.

Contactado pela Lusa, Alexandre Lagoa remeteu para "mais tarde" um comentário aos resultados obtidos.

As eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia da União de São Julião e Silva foram marcadas em julho, na sequência da renúncia dos eleitos na lista mais votada nas eleições autárquicas de setembro de 2021.

Este desfecho resultou de várias tentativas frustradas para a formação do executivo, uma vez que a lista vencedora não obteve a maioria nas autárquicas de 2021, nas quais havia seis candidaturas.

Alexandre Lagoa foi, nesse ano, eleito com 34,02% dos votos, o que corresponde a três mandatos, seguindo-se o PPD/PSD, com 22,99% (dois mandatos), PS, com 21,61% (um mandato), e o Nós Cidadãos!, com 17,01% (um mandato). A CDU alcançou 1,38% dos votos e o Chega não arrecadou qualquer voto.

A Lusa contactou a Comissão Nacional de Eleições, mas não foi possível obter resposta até ao momento.

Leia Também: Eleições intercalares em São Julião e Silva em Valença com 3 candidaturas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório