Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

PCP exige requalificação do IC8 e entrega projecto de resolução na AR

Grupo parlamentar recomenda ao Governo a alteração de traçado e de perfil da via de forma a corresponder à natureza de itinerário complementar.

PCP exige requalificação do IC8 e entrega projecto de resolução na AR
Notícias ao Minuto

19:17 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Política Assembleia da República

O grupo parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) entregou, na quarta-feira, na Assembleia da República, um projeto de resolução para a requalificação do Itinerário Complementar 8 (IC8).

Para aquele partido, o projeto visa "a resolução de vários e graves problemas" naquela via.

De acordo com o documento enviado às redações, o projeto de resolução do PCP considera que "é necessária uma intervenção estrutural no IC8, com alteração do traçado e perfil, nomeadamente entre Avelar e Pombal, que desvie para fora das localidades o trânsito regional e nacional, nomeadamente o trânsito de pesados, permitindo uma maior segurança rodoviária e maior fluidez na circulação de veículos".

O projeto em causa recomenda, por isso, ao Governo, que dê concretização à requalificação do IC8, assegurando uma intervenção estrutural em toda a sua extensão, que contemple, entre outros: "a alteração de traçado e de perfil da via de forma a corresponder à natureza de itinerário complementar", a "construção de faixas de aceleração e de desaceleração nos nós de acesso ao IC8 onde ainda não existam" e a "melhoria das condições de circulação, nomeadamente no que respeita à iluminação" e ao piso.

O PCP recomenda ainda ao Executivo que mobilize fontes de financiamento para a requalificação do IC8, "incluindo de fundos comunitários, sem prejuízo do financiamento através do Orçamento do Estado".

O partido conclui esclarecendo que esta iniciativa "vem na sequência de tomadas de posição e iniciativas institucionais do PCP sobre o gravíssimo problema da sinistralidade e taxa de mortalidade nesta via rodoviária, problema ao qual, apesar de muitos alertas do PCP ao longo dos anos, os Governos do PSD/CDS e do PS nunca deram resposta global".

Leia Também: PCP questiona Governo sobre ucranianos em risco de ficar desalojados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório