Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

"Rui Rio pode tirar votos ao PS. Esse risco existe"

Ana Gomes considera que o líder do PSD saiu completamente consagrado do Congresso do partido, que aconteceu este fim de semana.

"Rui Rio pode tirar votos ao PS. Esse risco existe"
Notícias ao Minuto

09:47 - 20/12/21 por Notícias ao Minuto

Política Ana Gomes

A socialista Ana Gomes defendeu, este domingo, no seu espaço de opinião na SIC Notícias, que o PSD poderá tirar votos ao PS, nas eleições legislativas de 30 de janeiro.

"Rui Rio pode tirar votos ao PS. Esse risco existe. É o que as sondagens parecem sugerir", disse a comentadora, explicando que as listas apresentadas pelo PS não parecem mostrar renovação. "Não há grande renovação e grande acolhimento de vozes que têm capacidade de autonomia, como Francisco Assis, cuja resposta para o afastar é do mais esfarrapado que há", justificou, acrescentando que Rui Rio "aparece como um candidato interessante para muito eleitorado do Centro porque tem essa qualidade de ser genuíno, de ser autêntico".

Para a antiga eurodeputada do PS, Rui Rio sai completamente consagrado do Congresso Nacional do PSD, que aconteceu este fim de semana, em Santa Maria da Feira.

"Sim, sem dúvida [que saiu mais forte] e o cheiro do poder é afrodisíaco. As sondagens que existem levam muita gente a pensar que nada está ainda decidido para as eleições de 30 de janeiro e o PSD pode aspirar. As pessoas perceberam que este é o momento de se unirem atrás de Rui Rio", explicou.

Já sobre o discurso do presidente social-democrata, Ana Gomes considerou que, apesar deste ter "algumas contradições", foi "claramente a posicionar-se ao centro", "a mostrar que no fundo vem à procurar de votos no que é o campo do PS e que deu a vitória ao PS nas últimas eleições".

Contudo, na opinião da antiga diplomata, Rui Rio não deixou de fazer "uma piscadela de olho ao Chega", apesar de não fazer coligação com o CDS, "porque, no fundo, sabe que muita gente se transferiu" para o partido liderado por André Ventura.

Sobre as alegadas contradições, Ana Gomes sublinhou, por exemplo, a "paixão da educação" que Rui Rio "agora descobriu".

"A prioridade da educação, mas em 2019 vendia a tese que havia professores a mais. Agora, de repente, deve ter sido por influencia do doutor David Justino, já faz um discurso politicamente correto", atirou.

Antes de terminar a análise ao Congresso do PSD, Ana Gomes salientou que Rui Rio não deu, durante o discurso em Santa Maria da Feira, "nenhumas respostas concretas" em áreas em que é "muito importante" ouvi-lo, como "a fiscalidade, a Justiça, o controlo dos media" porque é "aí que há mais interrogações sobre as tentações autoritárias que ele possa ter".

Leia Também: Rio promete "atenção aos professores" e não deixar SNS "à sua sorte"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório