Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

A fuga "previsível" de João Rendeiro "mostra um gigantesco topete"

Francisco Louçã acredita que a fuga do antigo banqueiro só reforça as convicções de que este é culpado.

A fuga "previsível" de João Rendeiro "mostra um gigantesco topete"
Notícias ao Minuto

22:54 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto

Política Francisco Louçã

Francisco Louçã analisou, esta sexta-feira, no seu espaço de comentário habitual na SIC Notícias, a fuga de João Rendeiro, um dos temas que mais tinta fez correr esta semana.

Para o Conselheiro de Estado a fuga do ex-banqueiro era "totalmente previsível", não só pelas "viagens sucessivas" como também pelas "declarações que foi fazendo ao longo do tempo.

Apesar disso, Rendeiro serve-se, de acordo com Louçã, "de uma retórica inaceitável" ao justificar a fuga com o facto de se sentir "perseguido".

"Bom, considera-se perseguido, isso é humano, é entendível. Entender que é culpado ou inocente é lá com ele. Mas o trânsito em julgado depois de todas as possibilidades de defesa encerram esta fase deste processo e, portanto, ele condenado estava, não pode dizer que não conhecia a Justiça ou que contesta esta decisão, porque ela é definitiva", explicou o fundador do Bloco de Esquerda, considerando que, ao fugir, o antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) só reforça as convicções de que é culpado.

"A fuga mostra um gigantesco topete e, sobretudo, condenando-se mais uma vez, reforçando a convicção de que está a fugir de cumprir a sua responsabilidade. Mostra uma indiferença pelo país no qual foi singrando sempre na fronteira destas responsabilidades", defendeu Francisco Louçã.

Antes de terminar o comentário ao tema, o bloquista disse ainda que este caso é o reflexo da "história de uma parte desta elite, de uma parte deste carreirismo bancário que foi feito à custa de tanta gente".

Leia Também: João Rendeiro foge em jato privado para não deixar rasto do destino

Recomendados para si

;
Campo obrigatório