Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PAN pede ao Governo que desenvolva ferrovia e "mobilidade suave"

A porta-voz do PAN lançou esta noite um "repto ao Governo" para que, em conjunto com a Assembleia da República, contribua para desenvolver a "ferrovia, a mobilidade suave e eixos cicláveis pensados e estruturados" em "todas as capitais de distrito".

PAN pede ao Governo que desenvolva ferrovia e "mobilidade suave"
Notícias ao Minuto

06:52 - 15/09/21 por Lusa

Política Autárquicas

"Não deixaremos de deixar o repto ao Governo, evidentemente, (...) e certamente, na Assembleia da República, contribuiremos também para que, em Aveiro e em todas as capitais de distrito, tenhamos ferrovia, tenhamos mobilidade suave, eixos cicláveis pensados e estruturados para que as cidades sejam verdadeiramente cidades sustentáveis", afirmou Inês de Sousa Real, discursando perante António Costa.

A porta-voz do PAN falava no Centro de Congressos de Aveiro, numa ação de campanha com o candidato da coligação Viva Aveiro (PS/PAN), Manuel Oliveira de Sousa, onde também participou o secretário-geral do PS, António Costa, e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Qualificando a coligação em questão de "histórica", Inês de Sousa Real sublinhou que a aliança entre o PS e o PAN em Aveiro não "surgiu do nada" tendo, "ao longo dos últimos três anos", os dois partidos trabalhado em conjunto contra "os desideratos de um partido de visão curta", em referência ao atual executivo municipal liderado pelo PSD, que "tem piorado a qualidade de vida dos aveirenses".

Num discurso com duras críticas ao atual presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Inês de Sousa Real acusou o autarca de ter estado, "de forma obstinada", de "costas voltadas para a população".

"Não podemos continuar a validar autarcas que se demitem das suas responsabilidades (...) e decisões como as de Ribau Esteves que, no caso de Aveiro, têm contribuído para um município mais pobre, um município estagnado, mais descaracterizado e cada vez mais arredado de uma visão de futuro que salvaguarde as presentes e as futuras gerações", indicou.

Inês de Sousa Real prometeu assim um "virar de página" e uma coligação que irá lutar por "uma Aveiro na charneira dos direitos humanos, de futuro, competitiva, inovadora, sustentável, resiliente, que respeite sempre e também" os animais.

"Aquilo que nós propomos é iniciar um novo ciclo (...) capaz de mudar as vidas das pessoas, um novo ciclo naquilo que diz respeito ao combate às desigualdades existentes no concelho, desigualdades de género, ao combate à pobreza, à inclusão, à não discriminação, àquilo que possa ser também o apoio à comunidade LGBTI. Nesta coligação, todas estas pessoas não serão deixadas para trás", salientou Inês de Sousa Real.

Elencando as diferentes propostas da coligação -- onde se inclui a "habitação a custos acessíveis", a "aposta no transporte público" e os modos de mobilidade suave, a garantia da transição energética e a proteção animal --, Inês de Sousa Real apontou que o PAN e o PS não irão "fazer mais do mesmo".

"Não temos dúvidas de que somos a única alternativa viável de travar a visão curta desta atual governança, dos seus projetos megalómanos e descaracterizadores da cidade, que comprometem a sustentabilidade da região e que desrespeitam também as justas aspirações da população e os desafios ambientais. (...) Com esta coligação histórica, vamos reconquistar e devolver Aveiro aos aveirenses", concluiu.

Em 26 de setembro concorrem como cabeças de lista à Câmara de Aveiro Ribau Esteves (PSD/CDS-PP/PPM), Manuel Oliveira de Sousa (PS/PAN), Nelson Peralta (BE), Miguel Viegas (CDU - PCP/PEV), Cândido Oliveira (Chega), Miguel Gomes (Iniciativa Liberal), Paulo Alves (Nós, Cidadãos!) e João Pinto (PCTP/MRPP).

O atual executivo é composto por seis eleitos da coligação PSD/CDS-PP/PPM e três do PS.

Leia Também: Líder do PAN enaltece "legado histórico" de Jorge Sampaio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório