Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Dirigentes demissionários do Aliança apresentam queixa contra presidente

Um grupo de dirigentes demissionários do Aliança apresentaram hoje uma queixa ao Tribunal Constitucional em que acusam o presidente do partido, Paulo Bento, de "ilegalidades", refutando o próprio "totalmente" as "acusações caluniosas".

Dirigentes demissionários do Aliança apresentam queixa contra presidente
Notícias ao Minuto

19:56 - 02/09/21 por Lusa

Política Aliança

Em comunicado de imprensa, sete dirigentes demissionários do Aliança referem que apresentaram hoje uma queixa ao Tribunal Constitucional contra o presidente do partido, Paulo Bento, e o diretor executivo, Florival Pinto, por "falta de transparência, sonegação de informação, gestão danosa, abuso de poder e fraude eleitoral".

Entre as "ilegalidades" que imputam aos dois dirigentes do Aliança, o grupo de demissionários alega que houve, entre outros, "angariação de donativos numa conta bancária particular", "não prestação das contas de 2020 à Entidade das Contas", "não apresentação das contas do exercício de 2020 aos militantes" e "reiterada sonegação de informação quanto a extratos bancários".

"Os signatários do documento acusam Paulo Bento e Florival Pinto de não terem perdido os maus hábitos adquiridos 'noutras paragens' e de serem os 'coveiros' do Aliança, por terem causado graves danos ao partido e condicionado seriamente a sua afirmação e o seu futuro, através de jogadas típicas da 'velha e baixa política', em completo desrespeito pelos valores do Aliança e por tudo o que são os princípios da ética democrática", lê-se no comunicado.

Em declarações à Lusa, Paulo Bento refutou "totalmente" as "acusações caluniosas", considerando que os dirigentes demissionários "mais não do que dirigentes ressabiados por não fazerem parte -- a maioria deles -- de listas de candidaturas, por razões e única responsabilidade própria".

"É o exemplo vivo do que é a falta de respeito pelo partido. Do modo em que o partido se encontra em processo de eleitoral, em dezenas de concelhos -- quer em coligação, quer sozinho -, este conjunto pequeno de dirigentes (...) entende que é a maneira de ajudar o partido, tentando prejudicá-lo com notas de imprensa, com queixas caluniosas e que refuto totalmente", indicou o presidente do Aliança.

Paulo Bento referiu ainda que rejeita tratar a questão em "praça pública" e que, "felizmente", o Aliança tem um congresso marcado para o dia 30 e 31 de outubro onde será abordada a matéria.

Reagindo também à "tentativa desesperada de salvar" o Aliança, que os sete membros demissionários dizem ter motivado a apresentação da queixa junto do Tribunal Constitucional, Paulo Bento disse que o partido "nunca esteve tão vitalizado como agora".

"O Aliança, neste momento, concorre em 33 concelhos do país às eleições autárquicas, com a perspetiva de eleger algumas dezenas de militantes seus no processo autárquico. Um partido que tem zero eleitos em qualquer lugar público, se eles entendem que o partido está moribundo, é a interpretação deles", sublinhou.

O Aliança vai concorrer a 33 dos 308 concelhos do país nas eleições autárquicas de setembro, com listas próprias em três municípios e em coligação nos restantes 30.

Na maioria das 30 coligações que integra, o Aliança junta-se ao CDS-PP (20) e ao PSD (17), apresentando-se ainda aos eleitores em acordos concelhios com o PPM, PDR, MPT, RIR e Nós Cidadãos.

O partido concorre em 12 dos 18 distritos do continente (Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real) e na Região Autónoma da Madeira.

As eleições autárquicas vão realizar-se no dia 26 de setembro.

Leia Também: Costa homenageia hoje VII Governo Constitucional de Pinto Balsemão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório