JS quer reedição dos encontros da Aula Magna para relançar Geringonça

O secretário-geral da JS defendeu hoje que seja retomada a iniciativa do antigo Presidente da República Mário Soares, que faleceu em 2017, no sentido de juntar todas as forças de Esquerda na Aula Magna da Universidade de Lisboa.

Novo líder da JS quer educação pública "completamente gratuita"

© André Luís Alves/Global Imagens

Lusa
28/08/2021 20:29 ‧ 28/08/2021 por Lusa

Política

Congresso PS

 

Miguel Costa Matos, também deputado socialista, propôs este novo encontro das esquerdas portuguesas no discurso que proferiu no primeiro de dois dias do 23º Congresso Nacional do PS, após intervenções do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e da ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Os encontros na Aula Magna, em 2013 e início de 2014, foram promovidos pelo fundador do PS, Mário Soares, para juntar a oposição ao executivo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho e ampliar a dimensão social dos protestos contra a aplicação por Portugal do programa de assistência financeira da "troika".

Para o líder da JS, um novo encontro na Aula Magna da Universidade deverá servir para "relançar" a "Geringonça", que nasceu de um acordo parlamentar em novembro de 2015 celebrado entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PEV para a formação de um executivo alternativo ao do PSD/CDS-PP.

Na sua intervenção, Miguel Costa Matos defendeu urgência na adoção de medidas como o direito ao desligamento no trabalho, a valorização dos contratos de trabalho dos jovens, a promoção de condições para os jovens casais terem filhos e de investimentos na área da saúde mental.

Mas a prioridade das prioridades, para o líder da JS, é o combate às alterações climáticas e adoção de urgentes medidas para a descarbonização.

"Não podemos esperar", salientou o secretário-geral dos jovens socialistas.

Leia Também: Moedas acusa Medina de ter sido "fiel porta-voz" de Sócrates

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas