Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

CDS Madeira vai pedir fiscalização do programa Regressar ao TC

O CDS-PP/Madeira anunciou hoje que vai pedir a fiscalização da constitucionalidade do programa Regressar, porque prevê benefícios fiscais apenas para os emigrantes que regressam ao território continental, excluindo as regiões autónomas.

CDS Madeira vai pedir fiscalização do programa Regressar ao TC
Notícias ao Minuto

10:18 - 01/06/21 por Lusa

Política CDS

"Os 10.000 emigrantes que regressaram à Madeira estão a ser discriminados, são considerados estrangeiros", afirmou o líder do grupo parlamentar centrista na Assembleia Legislativa da Madeira, Lopes da Fonseca, sublinhando que a secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, "mentiu" ao indicar que o programa Regressar visa apoiar todos os emigrantes portugueses.

Numa intervenção no plenário, no período de antes da ordem do dia, Lopes da Fonseca afirmou que a resolução do Governo da República que estabelece o programa Regressar menciona que os benefícios fiscais, como a redução de 50% do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS), se destina aos emigrantes portugueses no global, mas as portarias que o regulamentam excluem as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

"O CDS vai pedir ao Tribunal Constitucional que fiscalize a resolução e as portarias", declarou Lopes da Fonseca, reforçando que os 10.000 emigrantes que regressaram à Madeira nos últimos anos estão a ser "discriminados".

A intervenção do líder parlamentar centrista mereceu críticas do PS, que alegou a autonomia da região em vários setores, mas contou com o apoio do PSD, partido sustenta o Governo Regional da Madeira em coligação com o CDS-PP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório