Meteorologia

  • 15 ABRIL 2021
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º

Edição

Vacinação aleatória em LVT? "Convinha ser dada uma explicação"

Luís Marques Mendes criticou o facto de a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) estar a seguir um critério de vacinação (ao convocar os maiores de 80 anos e os maiores de 50 com uma das quatro patologias previstas) de forma aleatória.

Vacinação aleatória em LVT? "Convinha ser dada uma explicação"

No seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, onde antecipou que o país vai mesmo começar a desconfinar no dia 15 de março, Luís Marques Mendes apontou uma "situação muito desagradável" em relação ao programa de vacinação na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

"Na zona de VLT, a administração de saúde não tem respeitado as regras definidas a nível nacional de prioridade de maiores de 80 anos", que devia ser feita por ordem decrescente de idade. Em LVT, revelou o Conselheiro de Estado, "estava a ser feito um critério aleatório. Entretanto, parece que já está a ser corrigido, mas convinha ser dada uma explicação de por que é que isto acontece, de por que é que houve um tratamento diferente aqui".

O caso, sublinhe-se, foi denunciado pelo Jornal Público, de acordo com o qual a vacinação na região de LVT era "feita de forma automática e aleatória". Com efeito, indica o jornal diário, o "coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19 ordenou à Administração Regional de Saúde de LVT que passasse a convocar os idosos a partir dos 80 anos e os doentes de maior risco com 50 ou mais anos usando o critério da idade, à semelhança do que está a ser feito desde o início nas outras quatro ARS do país".

No domínio da vacinação, o ex-líder do PSD disse ainda que, uma vez que em Portugal a vacina da AstraZeneca não é administrada, para já, a maiores de 65 anos, o fármaco será usado na vacinação dos professores, "que vão ser considerados como setor de prioridade e têm menos de 65 anos".

Leia Também: "Vamos começar a desconfinar mesmo no dia 15" e pelas escolas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório