Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Vacinação aleatória em LVT? "Convinha ser dada uma explicação"

Luís Marques Mendes criticou o facto de a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) estar a seguir um critério de vacinação (ao convocar os maiores de 80 anos e os maiores de 50 com uma das quatro patologias previstas) de forma aleatória.

Vacinação aleatória em LVT? "Convinha ser dada uma explicação"
Notícias ao Minuto

22:46 - 07/03/21 por Filipa Matias Pereira

Política Covid-19

No seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, onde antecipou que o país vai mesmo começar a desconfinar no dia 15 de março, Luís Marques Mendes apontou uma "situação muito desagradável" em relação ao programa de vacinação na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

"Na zona de VLT, a administração de saúde não tem respeitado as regras definidas a nível nacional de prioridade de maiores de 80 anos", que devia ser feita por ordem decrescente de idade. Em LVT, revelou o Conselheiro de Estado, "estava a ser feito um critério aleatório. Entretanto, parece que já está a ser corrigido, mas convinha ser dada uma explicação de por que é que isto acontece, de por que é que houve um tratamento diferente aqui".

O caso, sublinhe-se, foi denunciado pelo Jornal Público, de acordo com o qual a vacinação na região de LVT era "feita de forma automática e aleatória". Com efeito, indica o jornal diário, o "coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19 ordenou à Administração Regional de Saúde de LVT que passasse a convocar os idosos a partir dos 80 anos e os doentes de maior risco com 50 ou mais anos usando o critério da idade, à semelhança do que está a ser feito desde o início nas outras quatro ARS do país".

No domínio da vacinação, o ex-líder do PSD disse ainda que, uma vez que em Portugal a vacina da AstraZeneca não é administrada, para já, a maiores de 65 anos, o fármaco será usado na vacinação dos professores, "que vão ser considerados como setor de prioridade e têm menos de 65 anos".

Leia Também: "Vamos começar a desconfinar mesmo no dia 15" e pelas escolas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório