Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

O que Passos Coelho disse a Ricciardi na escuta

O semanário Sol revela, esta sexta-feira, dados sobre a escuta em que Passos Coelho foi ‘apanhado’. Ao contrário do que foi afirmado pelo presidente do BES Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, o conteúdo do telefonema não foi a contratado da empresa de assessoria financeira Perella e, acrescenta o jornal, o primeiro-ministro respondeu: “Desculpa, não posso falar contigo sobre esse assunto”.

O que Passos Coelho disse a Ricciardi na escuta
Notícias ao Minuto

08:56 - 26/10/12 por Notícias Ao Minuto

Política Casos

O jornal Sol recupera, na edição de hoje, o caso da escuta que envolveu o primeiro-ministro no âmbito do inquérito ‘Monte Branco’. Ao contrário do que afirmou o presidente do BESI, José Maria Ricciardi, o Sol revela que o tema do telefonema com Passos Coelho não foi a contratação da empresa americana de assessoria financeira Perella para as privatizações da EDP e da REN, mas sobre um aspecto concreto e determinante das operações de venda das acções do Estado nas duas empresas.

Às questões do presidente do BESI, o primeiro-ministro Passos Coelho, amigo de longa data de José Maria Ricciardi, respondeu: “Desculpa, não posso falar contigo sobre esse assunto”.

Acrescenta o semanário, que o telefonema, que foi interceptado no âmbito do caso ‘Monte Branco’, aconteceu na véspera de um Conselho de Ministros, realizado entre finais de 2011 e o início deste ano, no qual os dossiês EDP e REN foram discutidos.

Apesar da resposta de Passos Coelho, o DCIAP considerou o telefonema relevante para provar indícios que já reunia contra o presidente do BESI e decidiu remeter a escuta para a Procuradoria-Geral da República, que entretanto, a 8 de Outubro, a enviou para apreciação do Supremo Tribunal de Justiça. Caberá agora ao presidente do Supremo, Noronha Nascimento, decidir que esta escuta deve ou não constar do processo ‘Monte Branco’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório