Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Sondagens: Marcelo isolado na vitória. Ana Gomes mais longe de Ventura

Duas das mais recentes sondagens, continuam a dar vitória a Marcelo Rebelo de Sousa à primeira volta, apesar de ter registado em ambas uma descida das intenções de voto. Contudo, Marisa Matias parece ser a candidata que mais está a perder terreno e Ana Gomes afasta-se de André Ventura, solidificando o segundo lugar na corrida a Belém.

Sondagens: Marcelo isolado na vitória. Ana Gomes mais longe de Ventura
Notícias ao Minuto

07:58 - 04/01/21 por Notícias ao Minuto

Política Presidenciais 2021

De acordo com as últimas sondagens, Marcelo Rebelo de Sousa é mais uma vez apontado como vencedor das eleições presidenciais à primeira volta.

Segundo a última sondagem da Pitagórica para a TVI e o Observador, divulgada este domingo, o atual Presidente da República continua com uma vantagem confortável em relação aos restantes candidatos na corrida a Belém, com 66,5% das intenções de voto dos portugueses inquiridos. Contudo, comparando com a última sondagem da Pitagórica, Marcelo Rebelo de Sousa sofre uma quebra de 1,5% dos votos. Já de acordo com a sondagem da Aximage para TSF/JN/DN publicada esta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa pode esperar a reeleição, também à primeira volta, com 61,4% de intenções de voto, registando também uma ligeira descida em relação a novembro.

Em segundo lugar, na sondagem da Pitagórica, surge Ana Gomes, com um significativo aumento das intenções de voto. A socialista conta agora com 13% dos votos, quando tinha 10,9%, na última análise, deixando André Ventura, em terceiro lugar. O líder do Chega passou de 10,7% das intenções de voto para 10,6%. Porém, na sondagem da Aximage, apesar de a ex-eurodeputada também se encontrar no segundo lugar do pódio, os números são diferentes, designadamente, apontado para 15,4% das intenções de voto em Ana Gomes, uma descida de décimas em relação ao mês passado. Ainda no que diz respeito a esta análise, o deputado único do Chega encontra-se também em terceiro lugar mas com 8% dos votos, subindo ligeiramente.

Já a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, e o candidato apoiado pelo PCP, João Ferreira, sofrem ambos uma significativa descida na sondagem da Pitagórica, com a dirigente do BE a passar de 5,1% para 4,5% e o eurodeputado comunista a descer de 3,5% para 2,8% das intenções de voto. No entanto, na sondagem da Aximage, mais uma vez, a previsão aponta noutra direção. Segundo este estudo, João Ferreira subiu à quarta posição com 7,5%, através da distribuição de indecisos que, em 2019, votaram na CDU e que tencionam repetir esse voto. Assim, Marisa Matias é quem sofre a maior queda, ficando em quinto lugar com 5,6%, cerca de metade dos votos arrecadados na última corrida a Belém.

Quanto a Tiago Mayan, apoiado pela Iniciativa Liberal, em ambas as sondagens surge em sexto lugar, sendo que na da Pitagórica conta com uma subida de 1% para 1,7% dos votos dos portugueses e, na da Aximage, com 1,1% de intenções de voto.

Em último lugar encontra-se Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, que de acordo com a sondagem realizada para a TVI e para o Observador, conta com 0,8% das intenções de voto. Na sondagem da Aximage, o candidato não foi incluído, pois a empresa considerou que os resultados residuais obtidos não tinham suficiente relevância estatística.

A realização destas sondagens foi realizada em dezembro, antes dos debates televisivos terem começado.

Leia Também: Sondagem: Marcelo continua a ganhar à 1.ª volta. Segundo lugar em disputa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório