O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua a dar que falar. Agora, publicou uma fotografia sua, aparentemente gerada por Inteligência Artificial, vestido de... Papa.
A partilha foi feita na sexta-feira à noite na sua rede social, a Truth Social, e repartilhada pela página oficial da Casa Branca na rede X (antigo Twitter).
Na imagem, Trump surge sentado no que parece a Sede Gestatória (ou trono papal), com as vestes típicas de um Papa, especificamente aquelas com que Francisco surgia regularmente em público. Além de ter um crucifixo ao pescoço, surge também com a mão direita e o indicador levantados.
A imagem foi divulgada sem qualquer comentário.
No entanto, a 'brincadeira' não agradou a todos. Há vários comentários, em diversas redes sociais, a criticar o presidente e a imagem, referindo que se trata um "desrespeito" para com os católicos, sobretudo numa altura de luto.
"Psicopata", "blasfemo", "desrespeitoso", foram alguns dos comentários. Por outro lado, alguns apoiantes elogiaram e falaram em "comédia".
— The White House (@WhiteHouse) May 3, 2025
Esta não é, contudo, a primeira vez que Trump se associa ao Papa. Na quarta-feira, o presidente norte-americano afirmou que gostaria de ser Papa.
"Gostaria de ser Papa. Essa seria a minha escolha número um", disse Trump na Casa Branca.
Recorde-se que o Papa Francisco morreu no passado dia 21 de abril e o presidente norte-americano marcou presença no funeral, em 26 de abril, com a sua esposa, Melania Trump, que fez 55 anos nesse dia.
Leia Também: Governo Trump quer cortar 1.200 empregos nos serviços de informação