"Reuni-me hoje, por videoconferência, com os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia, a quem apresentei as prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.
Na mesma mensagem sobre esta reunião, António Costa adiantou que o objetivo da presidência portuguesa é promover uma recuperação económica e social "assente nas transições climática e digital".
O primeiro-ministro destacou depois "o desenvolvimento do pilar social da União Europeia, enquanto base de confiança de que esta dupla transição [climática e digital] não deixará ninguém para trás", numa referência a um tema que será objeto de uma cimeira informal de chefes de Estado e de Governo no Porto, em maio.
Uma recuperação assente nas transições climática e digital; o desenvolvimento do Pilar Social da União Europeia, enquanto base de confiança de que esta dupla transição não deixará ninguém para trás; e o reforço da autonomia estratégica de uma Europa aberta ao Mundo.#EU2021PT
— António Costa (@antoniocostapm) December 21, 2020
Ainda sobre a reunião com os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia, o líder do executivo português realçou ainda o desafio do "reforço da autonomia estratégica" da União Europeia, mas na lógica de "uma Europa aberta ao mundo" que recusa o protecionismo.
António Costa está em isolamento profilático preventivo da Covid-19 desde quinta-feira passada, situação que já o forçou a cancelar visitas oficiais à Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, assim como deslocações a missões militares portuguesas na República Centro Africana e no Mali.
Leia Também: AO MINUTO: Nova estirpe "mais transmissível"; Voos do Reino Unido banidos