Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Carlos Costa recebido em S. Bento. Sucessão no BdP 'em cima da mesa'

António Costa recebeu esta segunda-feira o governador do Banco de Portugal e, "dentro de dias", irá ouvir os partidos sobre o sucessor no cargo. Será Mário Centeno?

Carlos Costa recebido em S. Bento. Sucessão no BdP 'em cima da mesa'
Notícias ao Minuto

22:23 - 22/06/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política António Costa

António Costa encontrou-se, esta segunda-feira, com o ainda homem forte do Banco de Portugal (BdP). Após a reunião, o primeiro-ministro colocou uma mensagem na rede social Twitter onde, além de dar conta da mesma, partilhou também imagens.

"Recebi hoje, em São Bento, o Dr. Carlos Costa que termina em breve as suas funções como governador do @bancodeportugal. Dentro de dias, auscultarei também os Partidos Políticos com representação parlamentar sobre a escolha do seu sucessor como Governador do Banco de Portugal", foram as palavras do Chefe do Governo.

De recordar que o nome de Mário Centeno, ex-ministro das Finanças, é um dos mais falados para suceder a Carlos Costa, que cumpre uma década nas funções.

Já na semana passada, após a cerimónia posse de João Leão como novo ministro de Estado e das Finanças, António Costa admitiu que Centeno "é uma hipótese" para o cargo de governador do Banco de Portugal.

Atualmente, nos termos da Lei Orgânica do Banco de Portugal, "a designação do governador é feita por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta do ministro das Finanças e após audição por parte da comissão competente da Assembleia da República, que deve elaborar o respetivo relatório descritivo".

Do ponto de vista político, PSD, Bloco de Esquerda, PAN e CDS-PP estão contra a eventual nomeação de Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório