Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Joacine escreve música sobre o 25 de Abril e canta-a aos portugueses

Obra foi publicada no Facebook da deputada não inscrita e trata da Liberdade e das lutas atuais na sociedade.

Notícias ao Minuto

16:52 - 26/04/20 por Notícias Ao Minuto

Política 25 de Abril

Joacine Katar Moreira escreveu e interpretou uma música sobre o 25 de Abril. A deputada não inscrita publicou o resultado final no Facebook e no YouTube pessoais, divulgando também a letra que trata da Liberdade e das lutas que, no seu ponto de vista, são atuais na sociedade. 

Com letra e música de Joacine, o tema tem João Caçador a acompanhar na guitarra. "Por uma revolução de cravos sem escravos: 25 de Abril, sempre!", é o mote.

De recordar que Joacine Katar Moreira não pôde discursar no Dia da Liberdade na Assembleia da República. Noutro post também colocado no Facebook, refere que não esquecerá "jamais" o 25 de abril de 2020 "por toda a violência simbólica que representou o meu silenciamento pelos partidos da esquerda."

"Na direita não me revejo, mas não deixa de ser de apontar também o seu voto - e o de toda a esquerda - na Conferência de Líderes para que a palavra me fosse retirada no dia da Liberdade e da Igualdade", acrescentou a deputada. 

Pode ouvir, na galeria acima, o tema cantado pela deputada. Em baixo, acompanhe a letra. 

25 de Abril

  • Letra/Música: Joacine Katar Moreira
  • Guitarra: João Caçador

Neste dia de alegria e vitória / 25 de Abril, nossa história / Resistência à censura e escutas / A Liberdade conquistada com Luta

Quando os ventos do fascismo nos tormentam / Entre tempos liberais que afrontam/ Casa, pão, emprego e habitação / Ergueremos a voz em Revolução

Cravo ao peito cantando a Igualdade / O direito de todos à cidade / Sem censura somos todas iguais / Mas lutaremos como nunca jamais!

Mas de que vale celebrar o momento / Se é preciso resistir neste tempo? / Se persiste o silêncio da gente  / injustiça e a exclusão presentes? / E de que serve o 25 de Abril / Se o elitista der a mão ao fascista? / De que serve o 25 de Abril / Se o jovem for um colonialista?

Contra tudo o que for fascista, / Condenando quem for racista, / Rejeitando quem é machista / Uma revolução de cravos sem escravos / 25 de Abril, sempre!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório