Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

PSD propõe "alterações cirúrgicas" para impedir recandidatura de Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, acusou hoje o PSD de propor "alterações cirúrgicas" à lei que regula a eleição para os órgãos das autarquias locais para impedir a sua recandidatura como independente.

PSD propõe "alterações cirúrgicas" para impedir recandidatura de Moreira
Notícias ao Minuto

13:34 - 09/03/20 por Lusa

Política Rui Moreira

Esta imputação surgiu durante a reunião pública do executivo municipal, e na sequência de uma troca de acusações entre os vereadores do PS Manuel Pizarro e do PSD Álvaro Almeida sobre alterações das leis mediante as circunstâncias, referindo-se ao aeroporto do Montijo, com o independente Rui Moreira a dizer ao social-democrata compreender essa questão, acusando o partido disso mesmo, depois de ter apresentado no Parlamento o Projeto de Lei n.º 226/XIV/1.ª, que visa introduzir alterações cirúrgicas à Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto, que regula a eleição para os órgãos das autarquias locais.

Dirigindo-se a Álvaro Almeida], Moreira afirmou: "Sabe o que é uma alteração cirúrgica? É impedir que o nosso movimento [Porto, o Nosso Movimento] se candidate nas próximas eleições, como se candidatou nas últimas, mas na altura tentaram impugnar a candidatura através do tribunal e perderam, agora têm uma alteração cirúrgica", afirmou.

O que o PSD pretende é "impedir" que o Porto, Nosso Movimento concorra com o nome partido, nome Porto e nome Rui Moreira, acusando-o de "também gostar de alterar leis".

Para o independente, a presente iniciativa legislativa revela uma "democracia musculada de Rui Rio", presidente do PSD.

"Diga ao dr.Rui Rio que nós ganharemos as eleições ao PSD com o nome linha azul e verde", vincou.

Questionado sobre se essa afirmação poderia ser entendida como um anúncio de recandidatura, Rui Moreira não respondeu, acrescentando apenas "já ter reparado que o PSD tem qualquer candidato".

Além desta posição, o movimento liderado por Rui Moreira adiantou, em comunicado, que o "PSD tenta impedir a sua candidatura de novo na secretaria".

"O complexado PSD de Rui Rio, aliado à esquerda radical, para estar contra tudo o que possa representar desenvolvimento para o país ou para o Porto, quer começar já a ganhar as próximas eleições autárquicas, mas na secretaria", referiu.

Esta "estratégia" não é nova, acusou, sublinhando que em 2017 a candidatura do PSD à Câmara do Porto "bem tentou impugnar" a candidatura das listas independentes de Rui Moreira, contestando tudo aquilo que, em 2013, tinha sido aceite como normal .

"O PSD de Rui Rio tem medo de ir a votos contra Rui Moreira, de novo, no Porto. E mesmo não sabendo se Rui Moreira quer ir a votos, tenta já assegurar na secretaria tudo aquilo que perdeu nos tribunais e nas urnas contra a candidatura independente de Rui Moreira em 2017. E tenta agora, no Parlamento -- de novo na secretaria -- ajustar à medida a lei, para impedir a candidatura independente", considerou.

Na nota, o movimento entende que o presidente do PSD "não sabe fazer e refém dos seus complexos resta-lhe a sua política de sempre: impedir, fechar, parar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório