Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

"Aguiar-Branco gosta de aparecer de dedo em riste"

Pedro Silva Pereira acusa Aguiar-Branco de tentar colocar as culpas da subconcessão dos estaleiros de Viana do Castelo ao antigo Governo, quando foi o próprio o culpado da situação. Na sua crónica semanal, no Diário Económico, o ex-governante socialista acusa o ministro da Defesa de ter agido sempre em prol da privatização dos estaleiros.

"Aguiar-Branco gosta de aparecer de dedo em riste"
Notícias ao Minuto

09:16 - 06/12/13 por Notícias Ao Minuto

Política Pedro Silva Pereira

Na crónica semanal, que assina no Diário Económico, Pedro Silva Pereira, acusa o ministro da Defesa Aguiar –Branco de ter mentido no caso da concessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

O socialista acusa o ministro de ter culpado erradamente o anterior Governo de ter assegurado contratos para a construção de navios asfalteiros para a Venezuela e de ter concedido 182 milhões de euros em ajudas de Estado ilegais.

O ex-ministro da Presidência recorda que a maior parte das ajudas concedidas aos estaleiros ocorreram em 2012, durante o Governo de Aguiar-Branco, e que corresponde, segundo a Comissão Europeia, a 270 milhões de euros em ajudas alegadamente ilegais.

A Comissão revela, ainda, segundo Pedro Silva Pereira, que o ministro abordou sempre a Comissão no sentido da privatização dos estaleiros, e que nunca agiu de forma que se considerasse que estivesse preocupado com “um auxílio à reestruturação”.

Assim, “Aguiar-Branco, que gosta de aparecer de dedo em riste”, em vez de ter procurado apresentar medidas de reestruturação, decidiu apostar numa “batolada de auxílios à privatização”, que geraram a situação actual de subconcessão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório