Despesas com medicamentos para animais passam a ser dedutíveis no IRS

Medida do PAN contou com a abstenção do PSD e o voto contra do PCP.

Notícia

© iStock

Melissa Lopes
05/02/2020 22:22 ‧ 05/02/2020 por Melissa Lopes

Política

OE2020

As despesas com medicamentos para animais de companhia passam a ser dedutíveis no IRS. A proposta do PAN - Pessoas, Animais e Natureza foi aprovada com os votos a favor do Bloco de Esquerda, Partido Socialista, CDS, Iniciativa Liberal e Chega. O PSD optou pela  abstenção e o PCP pelo voto contra.

"Os medicamentos veterinários assumem importância na prevenção e tratamento das doenças que afetam os animais. Atendendo a que na União Europeia, a venda de produtos para saúde animal carece de aprovação oficial (“Registados” ou “Licenciados”) pelas autoridades nacionais e/ou europeias, assente numa avaliação científica por peritos independentes, a despesa com medicamentos veterinários deve também estar sujeita a dedução em matéria de IRS", lê-se na proposta

Em matéria de proteção animal, o partido defende também, nas 150 propostas de alteração ao Orçamento do Estado que é votado esta quinta-feira, a redução do IVA nos atos médico-veterinários de 23% para 6%, assim como um aumento da verba para os Centros de Recolha Oficial de Animais (CROA) de  2 milhões de euros para 5 milhões. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas