Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Câmara de Lisboa discute nomeação de nova diretora municipal de Urbanismo

A Câmara de Lisboa discute na quinta-feira, em reunião privada do executivo, a nomeação da nova diretora municipal de Urbanismo, Rosália Russo, que substituirá Jorge Catarino Tavares no cargo.

Câmara de Lisboa discute nomeação de nova diretora municipal de Urbanismo
Notícias ao Minuto

16:33 - 22/01/20 por Lusa

Política Câmara de Lisboa

Segundo a proposta assinada pelo presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), o arquiteto "solicitou a cessação do exercício de funções, em regime de substituição, com efeitos em 23 de janeiro [quinta-feira]".

A câmara propõe, assim, designar Rosália Russo para o cargo de diretora municipal de Urbanismo, com efeitos a partir de sexta-feira.

Rosália Russo, licenciada em Direito, "tem desenvolvido uma atividade profissional diversificada, exercendo quer funções de natureza técnica, na área da sua especialidade, quer funções dirigentes", pelo que "reúne os requisitos legalmente exigidos" para assumir o cargo, refere Fernando Medina na proposta.

De acordo com a nota curricular anexa à proposta, Rosália Russo é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Ciências Político-Administrativas pela mesma instituição de ensino.

A advogada foi assessora do ex-vereador do Urbanismo Manuel Salgado por duas vezes: entre 2010 e 2014 e, posteriormente, de 2015 a 2018.

No ano passado trabalhou na sociedade de advogados Sofia Galvão e Advogados.

Já foi também diretora do Departamento de Projetos Estratégicos da direção municipal de Urbanismo da Câmara de Lisboa, entre 2002 e 2005, e diretora de Empreendimentos da extinta Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL), de 2005 a 2009.

Atualmente, o pelouro do Urbanismo é da responsabilidade do vereador Ricardo Veludo (Cidadãos por Lisboa, eleito pelo PS), que assumiu funções em outubro, depois de Manuel Salgado, responsável por aquela pasta desde 2007, ter renunciado ao cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório