Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Livre. Grupo de Contacto quer resolver impasse e fala em "continuidade"

O Grupo de Contacto (direção) do Livre comprometeu-se hoje em resolver rapidamente o impasse em que o partido se encontra e falou em "continuidade" de pessoas e ideias, no discurso de encerramento do IX Congresso do Livre.

Livre. Grupo de Contacto quer resolver impasse e fala em "continuidade"
Notícias ao Minuto

15:18 - 19/01/20 por Lusa

Política Livre

No encerramento do IX Congresso do partido Livre, em Lisboa, o Grupo de Contacto (GC) eleito, pela lista 'A', por intermédio de Isabel Mendes Lopes, sublinhou a importância de resolver "rapidamente este impasse em que o partido se encontra".

Dos 15 membros que compõem o Grupo de Contacto atual, oito são novos, sendo os restantes já membros do GC anterior, no entanto, o grupo sublinha que a votação "foi clara" e que cabe à assembleia decidir sobre a questão da retirada de confiança política à única deputada eleita do partido, Joacine Katar Moreira.

"O congresso votou pela continuidade das pessoas, ideias, e formas de trabalhar, dando um claro voto de confiança e de legitimidade aos novos órgãos", disse Isabel Mendes Lopes, membro do Grupo de Contacto que entra agora em funções.

direção admite que os próximos dois anos não serão fáceis, mas acrescenta que "o Livre nunca teve a vida fácil" e que já renasceu "de várias mortes anunciadas".

O novo Grupo de Contacto relembrou a característica única do Livre, a eleição de candidatos para eleições através de primárias, dizendo que este processo já lhes trouxe "pessoas excecionais".

"O Livre é de facto um partido diferente e que faz as coisas de forma diferente" o que implica, segundo o GC, "uma forma muito mais escrutinada de fazer política".

As autárquicas assumem-se como um desafio para o Livre, que, segundo o GC agora eleito, continuará "sempre a procurar entendimentos com forças de esquerda e progressistas"

Quanto às presidenciais, o Grupo de Contacto reitera o espelhado na moção estratégica, afirmando que vai apoiar uma candidatura que dê prioridade aos princípios do partido.

"Procuraremos apoiar uma candidatura que à Presidência da República que dê prioridade aos nossos princípios: de liberdades e direitos cívicos; de igualdade e da justiça social; do aprofundamento da democracia em Portugal e da construção de uma democracia europeia; bem como da ecologia, da sustentabilidade e da solidariedade intergeracional", afirmaram.

O discurso relembrou as bandeiras eleitorais do Livre, entre as quais, a ecologia, o europeísmo e a luta pela igualdade social e assumem a ambição de ser "o partido partilhado do século XXI".

"Por pressão do Livre, o governo já se comprometeu em tornar este 'Green New Deal' [Novo Pacto Verde] europeu uma das prioridades desta presidência [da Comissão Europeia]. Torna-se imperativo liderar o debate nacional sobre esta responsabilidade do país em 2021 e que tem de ser preparada durante 2020", disse o GC, acrescentando que "Não há ecologia sem ideologia. Não há justiça ambiental sem justiça social".

"As ideias e os princípios do Livre são o seu maior património", reiterou Isabel Mendes Lopes.

No encerramento do IX Congresso do Livre estiveram presentes o presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa, Duarte Cordeiro e o presidente da concelhia de Lisboa, Sérgio Cintra, do PS, o eurodeputado José Gusmão e o deputado municipal Ricardo Moreira, do BE, pelo PEV os dirigentes Joaquim Correia e Sobreda Antunes, José Neto do PCP, e ainda um membro do movimento Cidadãos por Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório