Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"A bola de cristal não faz parte dos meus instrumentos de trabalho"

António Costa comentou os resultados das eleições britânicas e o Brexit.

"A bola de cristal não faz parte dos meus instrumentos de trabalho"
Notícias ao Minuto

13:32 - 13/12/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política António Costa

António Costa comentou, na manhã desta sexta-feira, os resultados das eleições de ontem no Reino Unido e o que estes significam para o Brexit. Quanto a um timing para as negociações ocorrerem, o primeiro-ministro respondeu que a "bola de cristal não faz parte dos meus instrumentos de trabalho"

Para Costa, após os resultados terem dado uma vitória inequívoca a Boris Johnson, entra-se na "fase verdadeiramente importante desta negociação"

Estão assim "reunidas as condições políticas para que, sem mais surpresas, possa ser aprovado o acordo que já assinámos" com o primeiro-ministro britânico, acrescentou, assinalando ainda que esta situação evita "o risco Brexit desordenado". 

"Lamento que o Brexit exista mas, ao menos, não será de forma desordenada", reiterou o primeiro-ministro. 

Destacando que o Reino Unido "é o nosso principal aliado", é agora importante "avançar rapidamente na construção desta relação futura", acrescentando: "O que tem dificultado mais a haver uma solução não são as negociações" entre a Europa e o Reino Unido, sendo que a UE sempre se entendeu com os primeiros-ministros David Cameron, Theresa May e Boris Johnson. "O problema foi o entendimento dentro do Reino Unido", concluiu António Costa.

De lembrar que os britânicos deram quinta-feira uma maioria absoluta ao líder do Partido Conservador, Boris Johnson, para cumprir a promessa de sair da União Europeia a 31 de janeiro e Bruxelas já se disse "pronta para passar à próxima fase".

O Partido Conservador (Tory) obteve a maior vitória dos últimos 30 anos elegendo 364 dos 650 membros da Câmara dos Comuns, mais 66 do que na anterior legislatura, segundo os resultados oficiais de 649 de 650 circunscrições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório