Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Bloco apresenta leis para reforçar direitos das pessoas com deficiência

O BE apresentou hoje um pacote legislativo dirigido às pessoas com deficiência, propondo a isenção de propinas nos três ciclos do ensino superior e a fixação de prazo para o acesso efetivo aos produtos de apoio, entre outras medidas.

Bloco apresenta leis para reforçar direitos das pessoas com deficiência
Notícias ao Minuto

13:53 - 12/12/19 por Lusa

Política Bloco

Em declarações à agência Lusa, o deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza detalhou os quatro projetos de lei e o projeto de resolução, adiantando que estão já em preparação novas iniciativas a apresentar, algumas delas desde já no âmbito do Orçamento do Estado para 2020.

"Um dos projetos de lei tinha sido anunciado há alguns dias e diz respeito à redução da idade da reforma para os 55 anos para as pessoas com deficiência, desde de que com 20 anos de descontos para a Segurança Social e com 15 anos de taxa de incapacidade igual ou superior a 60%", afirmou.

O BE apresenta ainda uma alteração à lei relativa ao acesso dos produtos de apoio para pessoas com deficiência, que segundo José Manuel Pureza "são absolutamente indispensáveis para o mínimo de qualidade de vida quotidiana destas pessoas" e que "têm vindo a ser objeto de um atraso muito gravoso, muito penalizador no efetivo acesso destas pessoas".

Assim, depois de na legislatura passada o BE ter conseguido que ficasse na lei o prazo máximo de 60 dias para o deferimento do financiamento, agora, para fazer face aos atrasos, pretende fixar "um prazo que vincula a administração no sentido de haver um acesso efetivo destas pessoas ao financiamento ou ao produto em 30 dias" depois de aprovado o financiamento.

"Depois há um segundo projeto que diz respeito à isenção de propinas nos três ciclos do ensino superior", avançou.

De acordo com José Manuel Pureza, na licenciatura, no mestrado e no doutoramento estas pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%, cujos gastos das famílias já são acrescidos, "devem ficar isentas de propinas".

"Há um outro projeto de lei que vem no sentido de facilitar a prestação social para a inclusão, cujo acesso efetivo está a ser dificultado porque isso baseia-se na apresentação de um atestado médico, o chamado atestado de incapacidade multiusos, e esse atestado é oneroso para as famílias, o que não faz sentido que assim seja", explicou.

A proposta dos bloquistas é estabelecer "o princípio da gratuitidade do atestado e reduzir significativamente o preço de um atestado em recurso por junta médica".

"Fixamos também um prazo que é o acesso à prestação ser remetido para a data da apresentação do atestado. Uma vez deferido é pago com retroativos à data do pedido", acrescentou.

Por fim, o BE dá ainda entrada a um projeto de resolução no qual é recomendado ao Governo que assegure a publicação da tradução para português, bem como a disponibilização em língua gestual, dos comentários gerais aos relatórios periódicos de Portugal elaborados pelo Comité dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

De acordo com José Manuel Pureza, estes cinco diplomas foram todos trabalhados "em articulação total" com o antigo deputado do partido Jorge Falcato e também ouvindo "as associações e os movimento de pessoas com deficiência".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório