Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Bloco apresenta voto de saudação à greve climática estudantil de 6.ª

O BE apresentou um voto de saudação à greve climática estudantil que vai decorrer em várias cidades de Portugal na sexta-feira, uma manifestação à qual a coordenadora bloquista, Catarina Martins, se vai associar em Lisboa.

Bloco apresenta voto de saudação à greve climática estudantil de 6.ª
Notícias ao Minuto

19:49 - 28/11/19 por Lusa

Política Emergência climática

O texto de saudação apresentado pelo BE, e a que a agência Lusa teve acesso, vai ser votado pelo plenário da Assembleia da República, na sexta-feira, precisamente o dia da nova greve climática estudantil.

Segundo informação oficial do partido, em Lisboa, Catarina Martins vai "associar-se à manifestação cumprimentando os organizadores à chegada ao parlamento", estando ainda previsto que os deputados Nelson Peralta e Maria Manuel Rola estejam presentes logo no arranque, no Largo Camões.

De acordo com o voto de saudação, na sexta-feira, "por várias localidades em Portugal milhares de estudantes, com muitos e muitas outras, saem à rua para protestar contra a inação face à emergência climática".

Assim, os bloquistas pretendem que o parlamento português saúde "a greve climática estudantil e todos os que se mobilizam no combate à crise climática, reafirmando a necessidade de alterar as políticas e o modo de produção de forma a garantir a sustentabilidade do planeta".

Para o BE, "é essencial mudar o sistema para que o clima não mude", dando nota que "apenas 100 empresas emitem 71% das emissões de gases de estufa".

"Portugal é um dos países mais vulneráveis aos efeitos da crise climática. Temos regiões bastante vulneráveis a incêndios florestais e uma floresta que não responde a esses riscos e às necessidades do território. Parte da costa tem enorme risco de erosão costeira", avisa ainda.

O BE refere-se ainda à cimeira do clima, a COP25, que vai decorrer em Madrid, esperando que esta "conferência produza resultados com a adoção de políticas e metas concretas para o combate à crise climática", uma das exigências da greve climática estudantil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório