Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Aprovado voto de pesar por morte de nome fundamental da dança em Portugal

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, o voto de pesar apresentado pelo PS pela morte da coreógrafa e pedagoga Anna Mascolo, que se "destacou na história e no ensino da dança em Portugal".

Aprovado voto de pesar por morte de nome fundamental da dança em Portugal
Notícias ao Minuto

12:22 - 05/04/19 por Lusa

Política Anna Mascolo

A bailarina e coreógrafa Anna Mascolo morreu no sábado em Lisboa, aos 88 anos, disse à agência Lusa um amigo da artista, que recebeu o primeiro doutoramento Honoris Causa em dança em Portugal e foi condecorada por duas vezes pela Presidência da República.

"A Assembleia da República presta homenagem à memória e ao legado de Anna Mascolo, manifestando à família e amigos o seu mais sentido pesar pelo seu desaparecimento", pode ler-se no voto aprovado hoje por unanimidade, ao qual se seguiu um minuto de silêncio.

A bailarina, que "se destacou na história e no ensino da dança em Portugal", de acordo com o texto apresentado pelo PS, apesar de ter nascido em Nápoles, Itália, "chegou cedo a Lisboa, onde prosseguiu estudos na Escola Italiana, atual Instituto Italiano de Cultura".

"Tornou-se nome fundamental na formação de várias gerações de bailarinos e coreógrafos, ficando para sempre lembrada como alguém com quem, em Portugal e no mundo, se escreveu a história da dança", enaltece.

A "visão da pedagogia da dança nasceu dos vários cruzamentos profissionais que fez" já que passou "por diversas escolas e países que contribuíram para o seu vasto currículo".

"Anna Mascolo desempenhou ainda um papel de relevo na regulamentação dos direitos dos bailarinos profissionais, sendo uma impulsionadora decisiva da legislação nacional", elogia.

Segundo o voto de pesar aprovado, "pelo seu cosmopolitismo, influência e visão pedagógica, recebeu diversas distinções, entre as quais a Ordem do Infante Dom Henrique (2004), a Ordem da Instrução Pública (2018), e o primeiro Doutoramento Honoris Causa em Dança em Portugal (2002), pela Faculdade de Motricidade Humana".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também lamentou a morte da coreógrafa e pedagoga Anna Mascolo, elogiando o papel desta criadora como "figura central da dança" em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório