"Creio que estas Europeias vão ser mais concorridas do que as anteriores"

As eleições europeias deste ano estão agendadas para o próximo dia 26 de maio.

Notícia

© Global Imagens

Patrícia Martins Carvalho
25/03/2019 09:35 ‧ 25/03/2019 por Patrícia Martins Carvalho

Política

Vital Moreira

O constitucionalista Vital Moreira diz não se recordar de umas eleições que a “esta distância do dia da votação tenham suscitado tanta atenção pública como estas” que se realizarão em maio.

E, por isso, considera que estas eleições europeias “vão ser mais concorridas do que as anteriores, invertendo o recorrente aumento da abstenção”.

Na opinião do autor do blogue Causa Nossa, a atenção que tem sido dada ao sufrágio europeu deve-se a duas razões.

Em primeiro lugar, sublinhou, à “visibilidade e ao debate paneuropeu de temas como a imigração, o Brexit e os atentados ao Estado de Direito na Polónia e na Hungria”.

E, em segundo lugar, à “ascensão das forças antieuropeístas em vários países que, para além de mobilizar o seu eleitorado, pode também provocar uma contramobilização do eleitorado europeísta e defesa da União”.

Por tudo isto é de esperar, na ótica do constitucionalista, um maior interesse dos europeus nas eleições, contrariando, desta forma, a abstenção que costuma caracterizar o sufrágio da União Europeia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas