Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Estado só deve financiar a saúde no privado a título subsidiário"

O constitucionalista Vital Moreira debruçou-se sobre o tema da Saúde, tecendo algumas considerações no seu blogue a propósito do Serviço Nacional de Saúde e do setor privado.

"Estado só deve financiar a saúde no privado a título subsidiário"
Notícias ao Minuto

11:10 - 21/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Vital Moreira

Quatro décadas volvidas da “institucionalização do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, Vital Moreira admite que o serviço público de saúde foi “perdendo capacidade de resposta” ao longo dos anos, o que voltou a acentuar o “confronto” entre a Esquerda e a Direita que havia sendo atenuado nos últimos anos.

Nesta senda, o constitucionalista admite que esta perda de capacidade levou o setor privado a “aumentar a sua oferta e os seus recursos”, mas, defende, tal não é razão para que o financiamento do Estado neste setor não seja pensado e avaliado.

“O SNS é, antes de mais, um serviço universal de prestação pública de cuidados de saúde e que o Estado só deve financiar a sua prestação privada a título subsidiário, ou seja, no caso de défice de capacidade do SNS ou para beneficiar de soluções financeiramente mais vantajosas”, escreve o comentador no blogue Causa Nossa.

Face ao exposto, Vital Moreira considera que “não faz sentido” o “modelo alternativo defendido há anos pelo PSD e CDS” e que consiste em “tornar o Estado essencialmente um financiador de cuidados de saúde, deixando a cada utente a opção pelos prestadores, públicos ou privados, em concorrência na conquista de utentes”.

E quanto às Parceria Publico-Privadas (PPP) hospitalares o constitucionalista não tem nada contra desde que estas sejam “sujeitas estritamente às mesmas obrigações que os hospitais de gestão pública, sob escrutínio de uma entidade de supervisão independente, como é o caso desde 2003”.

“Excluir as PPPs só por razões doutrinárias constitui puro dogmatismo político, que só redunda em prejuízo do SNS e dos contribuintes”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório