Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

CDS pede audição urgente de bastonária dos farmacêuticos no parlamento

A bancada do CDS-PP requereu hoje no parlamento a audição "com urgência" da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos na comissão parlamentar de saúde para esclarecer encerramentos parciais de serviços hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

CDS pede audição urgente de bastonária dos farmacêuticos no parlamento
Notícias ao Minuto

12:47 - 18/01/19 por Lusa

Política SNS

"Consideramos a situação da maior gravidade, uma vez que é outro grupo profissional a denunciar a falta de segurança dos doentes na prestação de cuidados de saúde. O Governo não acautelou a contratação e substituição de profissionais, que não são suficientes. Estamos num país da Europa, mas quase que parece do terceiro mundo", disse à Lusa a deputada centrista Isabel Galriça Neto.

Em causa está o encerramento dos serviços farmacêuticos do Hospital de São João, no Porto, no período noturno (20h00 - 08h00) por falta de profissionais, após o mesmo ter sucedido nos hospitais de Gaia e de Matosinhos.

Segundo Galriça Neto, a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos revelou que a situação é semelhante noutros "grandes centros hospitalares", onde teve de haver "redução do número de horas de preparação de citotóxicos (para doentes oncológicos) e de nutrição parentérica (endovenosa)" e está em risco a garantia de segurança no circuito do medicamento 24 horas por dia.

"Para além da questão da dívida de mais de seis milhões de euros, gravíssimo do ponto de vistas da sua sustentabilidade, há pouca prioridade deste Governo relativamente aos cuidados continuados. O Governo não cumpre palavra nem compromissos", acrescentou a parlamentar democrata-cristã, referindo-se à denúncia da Associação Nacional de Cuidados Continuados, que reclama 6,4 milhões de euros ao Estado por dívidas relativas a 2017 e 2018, junto dos ministérios da Saúde e da Segurança Social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório