Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Montenegro tem condições para ser o PSD de alternativa ao Governo"

Maria Luís Albuquerque lamentou os “sinais negativos” que surgem ao fim de um ano de Rui Rio na liderança do PSD e defende que Luís Montenegro “está em condições” de levar o partido para outro patamar, um em que esteja mais próximo da vitória do que da derrota.

"Montenegro tem condições para ser o PSD de alternativa ao Governo"
Notícias ao Minuto

23:48 - 16/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Maria Luís Albuquerque

O Partido Social-Democrata vive, quinta-feira, um momento importante que vai definir aquela que será a forma como o partido vai enfrentar as eleições que se vão realizar este ano.

Para Maria Luís Albuquerque, o que contribuiria para esclarecer a situação interna do PSD seriam as “eleições diretas” e não o conselho nacional como foi opção de Rui Rio.

Em entrevista à ‘Edição da Noite’ da SIC Notícias, a ex-ministra das Finanças afirmou que as eleições diretas propostas por Luís Montenegro serviriam para “perguntar especificamente aos militantes se querem continuar com o dr. Rui Rio ou se preferem mudar de liderança ainda em tempo de tentarmos inverter a tendência negativa que se tem verificado no PSD de há um ano para cá”.

Nesta senda, Maria Luís Albuquerque referiu também que seria uma “demonstração de espírito de abertura democrático” se Luís Montenegro tivesse a oportunidade de falar no Conselho Nacional Extraordinário, tal como Rui Rio terá oportunidade de o fazer enquanto presidente do partido.

Quanto à votação e à polémica que se tem levantado sobre se a mesma deve ser através do voto secreto ou de mão no ar, a ex-vice-presidente do PSD referiu que não é “jurista” para “entrar numa discussão jurídica dos estatutos”. No entanto, enquanto militante do partido mostrou-se preocupada com o facto de o tema ter vindo a ‘lume’, encarando esse facto como uma “tentativa de condicionamento”.

“O que me preocupa é perceber por que razão essa há-de ser uma preocupação para a direção. A direção devia estar preocupada em saber se tem ou não uma maioria para aprovar a moção de confiança”, afirmou, considerando que esta dita preocupação pode “levantar a suspeita de que há aqui uma intenção persecutória”.

Se se recusar o voto secreto é legítimo interpretar que isso possa ser uma tentativa de condicionamento

Para finalizar a sua intervenção na antena da estação de Carnaxide, Maria Luís Albuquerque lamentou que, após um ano de liderança de Rui Rio, “todos os sinais que observamos são negativos e com tendência para piorar”, ao mesmo tempo que critica que a “oposição tem sido feita muito mais a militantes do próprio partido do que ao Governo” e, por isso, não tem dúvidas:

“O PSD precisa afirmar-se como alternativa ao atual Governo e Luís Montenegro está em condições de protagonizar essa alternativa de forma muito mais positiva, assertiva e eficaz do que aquilo que tem sido feito pelo atual presidente do PSD”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório