Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Presidente da República diz que "a vida do PSD é com o PSD"

O Presidente da República disse hoje que "a vida do PSD é com o PSD" e que o encontro com o líder social-democrata ao final da tarde serviu para discutir questões de política interna e externa.

Presidente da República diz que "a vida do PSD é com o PSD"
Notícias ao Minuto

21:57 - 11/01/19 por Lusa

Política Rebelo de Sousa

"O que se passa na vida do partido é com o partido. Eu respeito o que o partido fizer, como respeito a vontade dos portugueses quando votarem em outubro [nas eleições legislativas]", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo o chefe de Estado, o encontro com Rui Rio, que decorreu num hotel do Porto, "foi uma urgência", pois tinha que ouvir o líder do PSD no âmbito de alguns diplomas sobre os quais tem decisões pendentes.

"Não interfiro, nem vou interferir. As questões de um partido A, B, C ou D é dele. Eu pedi a Rui Rio para ter uma breve conversa com ele hoje porque tínhamos calendários completamente incompatíveis para a semana para tratar três problemas de política interna e outro de política externa e em que era muito importante saber a opinião, porque tenho que tomar decisões sobre diplomas e tinha que falar com ele antes de tomar a decisão no começo da semana que vêm", justificou.

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, o diploma mais urgente é o da descentralização.

"Eu queria ouvir a posição do PSD, atendendo à posição da Associação Nacional de Municípios. Mas, havia outros temas que estão pendentes no parlamento e que são urgentes e, por isso, é que lhe pedi, atendendo que na semana que vêm não era possível, antes de tomar a decisão, falar com Rui Rio, pedi-lhe para falar comigo hoje", argumentou Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas à entrada de um concerto na Casa da Música, no Porto.

Questionado sobre as movimentações internas no PSD, o Presidente da República reiterou que "a vida do PSD é com o PSD e a escolha dos portugueses relativamente ao futuro do pais é com os portugueses".

"Os portugueses escolherão em outubro quem querem para governar o país", sublinhou, recusando comentar se o atual momento político vivido no seio do PSD favorece uma maioria absoluta do PS.

Este encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com o líder do PSD aconteceu no mesmo dia em que o antigo líder parlamentar social-democrata Luís Montenegro desafiou Rui Rio a marcar eleições diretas, apresentando-se como candidato à liderança do partido.

Entretanto, para segunda-feira está agendada uma audiência do Presidente da República com Luís Montenegro.

"[Luís] Montenegro pediu-me há dias para ser recebido. Eu recebo segunda-feira. Eu vou ouvir. Pedem-me uma audiência, eu vou ouvir, não tenho que me pronunciar", defendeu, reiterando mais uma vez que "o Presidente da República não tem que se meter na vida dos partidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório