Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Bloco questiona Governo sobre falhas nos programas informáticos do SNS

O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo sobre as falhas nos programas informáticos dos centros de saúde e hospitais denunciadas pelos médicos, defendendo que estes problemas devem ser acautelados para não prejudicar o serviço prestado aos utentes.

Bloco questiona Governo sobre falhas nos programas informáticos do SNS
Notícias ao Minuto

16:33 - 08/11/18 por Lusa

Política Carreira

Num requerimento enviado em Ministério da Saúde, o BE afirma que teve conhecimento dos "constantes relatos de falhas" nos programas informáticos utilizados nos centros de saúde e nos hospitais, que servem vários propósitos, como a prescrição de receitas, o registo de informação médica no internato e consulta, registo de informação do serviço de urgência, registo de saúde, transportes de doentes, consultas de análises ou pedidos de meios complementares de diagnóstico.

"Há muito que a multiplicidade de programas, associada a uma rede a necessitar de manutenção e modernização, é um problema omnipresente, com bloqueios sistemáticos e falhas de sistema. Como resultado existem consultas paralisadas e perda de tempo de consultas que são cada vez mais passadas a resolver problemas informáticos do que atender os utentes", alerta o grupo parlamentar do BE.

Para o Bloco de Esquerda, "estes tipos de problemas devem ser acautelados e resolvidos de forma a que não exista qualquer interferência no serviço prestado aos utentes", sublinhando que não se pode aceitar que os médicos percam tempo de resposta aos doentes à procura de soluções para problemas informáticos.

Defende ainda que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), e também o Ministério da Saúde, devem assumir responsabilidades e encontrar rapidamente soluções de forma a que não se verifiquem falhas nos sistemas que resultam, em última instância, num deteriorar do Serviço Nacional de Saúde.

"É necessária a manutenção e renovação da rede, garantindo um melhor funcionamento dos programas informáticos, libertando os profissionais de saúde para fazer aquilo que é mais importante: comunicar com os utentes", sustenta.

Perante esta situação, os bloquistas questionam o Ministério da Saúde se tem conhecimento desta situação e se está disposto a intervir perante os SPMS de forma a analisar a situação.

Questiona ainda a tutela sobre o está a pensar fazer para "a manutenção da rede, melhorando assim a qualidade do serviço prestado no SNS", e se tem "algum investimento para o melhoramento dos serviços informáticos do SNS".

As falhas no sistema informático do Serviço Nacional de Saúde foram denunciadas pela Ordem dos Médicos e pela Federação Nacional dos Médicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório