Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Primeiro dia de debate fecha com pergunta de Maria Luís Albuquerque

O primeiro dia de debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 terminou pelas 20:30, com uma pergunta da deputada do PSD Maria Luís Albuquerque, cuja intervenção não suscitou qualquer pedido de esclarecimento.

Primeiro dia de debate fecha com pergunta de Maria Luís Albuquerque
Notícias ao Minuto

21:28 - 29/10/18 por Lusa

Política OE2019

A ex-ministra das Finanças regressou por um dia à primeira fila da bancada social-democrata -- depois de o ex-líder parlamentar Hugo Soares ter feito a intervenção de fundo em nome da bancada do PSD -- para comparar a proposta de OE do Governo liderado por António Costa com as dos executivos dos socialistas António Guterres e José Sócrates.

Maria Luís Albuquerque salientou que, no caso de António Guterres, Portugal "acabou no pântano", enquanto no de José Sócrates "terminou na bancarrota".

"Citando Einstein, insanidade é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Senhor primeiro-ministro, o que é que espera que aconteça a Portugal desta vez?", questionou.

Apesar de várias bancadas, incluindo a do PS, ainda terem tempo disponível da grelha de hoje, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, não registou qualquer inscrição e o debate do primeiro dia terminou cerca de cinco horas e meia depois de ter arrancado.

No total, as várias bancadas apenas gastaram 30 minutos da grelha prevista para terça-feira -- 292 minutos mais 102 minutos para o encerramento -- o que faz antever que o debate se prolongue por todo o dia, ao longo de cerca de seis horas.

Depois de o ministro das Finanças, Mário Centeno, ter aberto hoje o debate no parlamento, para terça-feira estão previstas, no período de debate, intervenções dos ministros Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, fará a intervenção de encerramento pelo lado do Governo.

A proposta de Orçamento do Estado tem aprovação garantida com votos favoráveis de PS, BE, PCP, PEV e PAN e votos contra de PSD e CDS-PP.

Esta será a quarta proposta aprovada na generalidade durante a atual legislatura com uma solução inédita de Governo minoritário do PS constituído com o apoio dos partidos à sua esquerda, através de posições conjuntas assinadas com PCP, BE e PEV.

Após a votação na generalidade, segue-se a discussão na especialidade, com a audição de ministros de cada área, apresentação de propostas de alteração e votação final global, em 29 de novembro, num debate que será encerrado por António Costa.

No último Orçamento do Estado da presente legislatura, no que respeita ao cenário macroeconómico, o Governo pretende atingir um défice de 0,2%, uma dívida na ordem dos 118,5% do Produto Interno Bruto (PIB), um crescimento de 2,2% e uma taxa de desemprego que ronde os 6%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório