Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Rio remete para comissão política decisão sobre candidato do PPE à Europa

O líder do PSD, Rui Rio, remeteu hoje para a comissão política a decisão sobre qual será o candidato do Partido Popular Europeu (PPE) apoiado pelos sociais-democratas no congresso de Helsínquia, que decorrerá entre 07 e 08 de novembro.

Rio remete para comissão política decisão sobre candidato do PPE à Europa
Notícias ao Minuto

14:35 - 17/10/18 por Lusa

Política PSD

"Nós vamos ouvir agora, no congresso do PPE, os dois candidatos. Já tive oportunidade de falar com os dois, mas agora vamos aguardar, vamos ouvir. Na próxima semana, a Comissão Política do PSD vai decidir qual dos candidatos a apoiar", disse o presidente social-democrata à entrada para a reunião do PPE, em Bruxelas.

Rui Rio respondia assim à questão sobre se a preferência do PSD para "spitzenkandidat" recairia no alemão Manfred Weber, atual líder do grupo parlamentar do PPE, ou em Alexander Stubb, o antigo primeiro-ministro finlandês, hoje confirmados como únicos candidatos da maior família política europeia à presidência da Comissão Europeia.

Instado a pronunciar-se sobre a fama de "falcões de austeridade" de ambos, Rio defendeu que o termo austeridade está hoje "muito banalizado".

"Eu gosto mais do termo rigor e tudo o que seja rigor nas finanças públicas tem o meu apoio, portanto, por esse lado não me preocupa nem um candidato, nem o outro, porque eu acho que Portugal tem de seguir um caminho de rigor nas finanças públicas", rematou.

O candidato do PPE à presidência da Comissão Europeia será escolhido pelos delegados do partido no Congresso de Helsínquia, que decorre entre 07 e 08 de novembro.

O presidente da Comissão é eleito pelo Parlamento Europeu sob proposta do Conselho Europeu - chefes de Estado e de Governo da União Europeia -, tendo em conta os resultados das eleições europeias, o que já sucedeu em 2014, quando o PPE, que apresentou como candidato Jean-Claude Juncker, foi o partido mais votado a nível europeu.

Antes, o Parlamento já tinha que dar o seu aval ao nome proposto pelo Conselho Europeu, mas este era escolhido pelos líderes europeus, tendo Durão Barroso sido o último presidente do executivo comunitário (2004-2014) a ser designado sem recurso ao método do "Spitzenkandidaten".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório