Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Rutura no PSD: André Ventura sai e prepara nova força política

Depois de Pedro Santana Lopes, também André Ventura se prepara para deixar o PSD.

Rutura no PSD: André Ventura sai e prepara nova força política
Notícias ao Minuto

08:05 - 08/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Partidos

A liderança de Rui Rio tem sido contestada internamente, em especial depois das polémicas declarações do presidente do partido aquando da reentré do PSD na Festa do Pontal, no Algarve.

Pedro Santana Lopes, que concorreu contra Rui Rio nas eleições diretas do partido, bateu com a porta, tendo criado um novo partido, o Aliança.

Agora é a vez de André Ventura que, apurou o Notícias ao Minuto, se prepara para deixar o partido em rutura com as diversas camadas da liderança.

Em choque com o “caminho” trilhado pelo PSD desde que Rio venceu as eleições, André Ventura criou o movimento CHEGA que visa destituir o ex-autarca do Porto.

No entanto, o que o vereador lourense não esperava era a posição do PSD de Loures que, numa comunicação pública, deixou claro que “não se revê nos motivos, razões e objetivos do movimento [CHEGA]”, razão pela qual prestou total “apoio e solidariedade” a Rui Rio.

Esta tomada de posição, disse André Ventura ao Notícias ao Minuto, foi “um dos momentos mais dolorosos” da sua vida política, razão pela qual iria “ponderar muito bem os próximos passos e as devidas ilações políticas”.

Menos de uma semana depois de a polémica estalar, André Ventura já decidiu o que vai fazer daqui em diante. O Notícias ao Minuto apurou junto de fonte próxima do vereador que este vai “renunciar formalmente ao cargo na Câmara Municipal de Loures até ao próximo dia 20”.

Esta decisão, explicou a mesma fonte, é fruto da “indignação” que André Ventura sente “com o que se passa na liderança do PSD” e com o “calculismo” que existe no partido que, como já sublinhou o ainda vereador, tem vindo a trilhar um “caminho de alienação e submissão à esquerda”.

Mas esta não é a única ‘carta na manga’ daquele que foi um polémico candidato a presidente da autarquia de Loures. O Notícias ao Minuto sabe ainda que está em cima da mesa a criação de uma “nova força política ao centro-direita”, um pouco à semelhança do que fez Pedro Santana Lopes após romper com a liderança do PSD.

Certo, para já, é que André Ventura vai renunciar ao cargo de vereador em Loures, pois faltam-lhe as condições para seguir com o seu trabalho na autarquia uma vez que o PSD local lhe 'virou as costas'.

O anúncio oficial do fim da sua militância no PSD deve acontecer em breve, pois, sabe o Notícias ao Minuto, Ventura esteve reunido, este domingo, com o presidente da concelhia e com o presidente da distrital de Lisboa a discutir a sua situação no partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório