Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

PS questiona Governo sobre fecho de postos dos CTT no distrito da Guarda

O deputado socialista Santinho Pacheco disse hoje que questionou o Governo sobre o possível encerramento das estações dos CTT em Manteigas e em Fornos de Algodres, no distrito da Guarda.

PS questiona Governo sobre fecho de postos dos CTT no distrito da Guarda
Notícias ao Minuto

13:22 - 29/08/18 por Lusa

Política Deputados

Numa pergunta dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, o deputado eleito pelo círculo eleitoral da Guarda questiona se "tem o Governo alguma responsabilidade direta ou indireta no encerramento de estações, lojas ou balcões dos CTT ou na escolha das localidades onde tal aconteça".

Santinho Pacheco também quer saber "como pensa o Governo obrigar a empresa CTT ao cumprimento escrupuloso do serviço público de correios a que está obrigada" e que consequências tira "da prática reiterada em muitas regiões do país, no interior em particular, pelo facto de a empresa CTT não praticar um serviço público de qualidade no interesse das populações".

"Está disposto o Governo a apoiar os autarcas e populações de Fornos de Algodres e Manteigas na defesa do seu direito a um serviço postal de qualidade?", remata o deputado socialista do documento.

Na pergunta dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, o deputado lembra que "os CTT têm vindo a ser notícia pelos piores motivos nestes dois últimos anos" e diz que foi "sem especial surpresa" que viu o nome de vilas e sedes de concelho do distrito da Guarda "incluídos no rol dos balcões a encerrar".

"É da lógica do neoliberalismo puro e duro começar sempre a reestruturação de qualquer empresa ou serviço pelos territórios mais despovoados e envelhecidos, eufemisticamente designados de baixa densidade", aponta.

Santinho Pacheco recorda que "no ano passado foi a Caixa Geral de Depósitos em Almeida" e "agora são os CTT em Fornos de Algodres e Manteigas", referindo que "o interior já está habituado a ser assim tratado".

"Não importa que se ponha em causa um serviço de proximidade, com a diminuição drástica dos recursos humanos ou o natural descontentamento das populações pelo elevado tempo de espera, o consequente aumento das reclamações perante a fraca qualidade do serviço prestado em comparação com o passado", conclui.

O eventual fecho dos postos dos CTT em Manteigas e Fornos de Algodres também já motivou reações da Câmara Municipal de Manteigas, da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, da Direção da Organização Regional da Guarda do PCP e dos deputados João Rebelo (CDS-PP) e Ângela Guerra (PSD).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório