Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Foram governos de Esquerda que levaram à viragem em Portugal e Grécia"

Na semana em que a Grécia conseguiu abandonar o programa de assistência financeira, muito se falou das dificuldades que Portugal passou sob a alçada da troika.

"Foram governos de Esquerda que levaram à viragem em Portugal e Grécia"
Notícias ao Minuto

10:10 - 22/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Carlos Zorrinho

O fim do programa de intervenção da troika na Grécia celebrou-se esta segunda-feira no país helénico, mas também por cá. A mensagem de Mário Centeno em vídeo dirigida à Grécia valeu ao ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo as mais diversas críticas, tanto cá dentro, como lá fora.

Volvidos dois dias, o eurodeputado Carlos Zorrinho comenta a situação grega, sem esquecer a portuguesa.

Num texto publicado na sua página do Facebook, o socialista sublinha que é preciso “ter memória de como tudo começou”, recordando a “falha de regulação financeira nos EUA” e a “reação neoliberal desastrada e não solidária da União Europeia”. Tudo somado, refere, conduziu ao “empobrecimento forçado pela troika dos países com maiores dificuldades de tesouraria”.

Depois, há também que “ter memória de como tudo evoluiu”, destacando que foram “governos de Esquerda em Portugal e na Grécia que promoveram a viragem para a retoma progressiva duma trajetória de crescimento e de emprego”.

Por fim e “mais importante”, Carlos Zorrinho lembra que a “Grécia de pleno direito no Eurogrupo é mais uma voz pela convergência e contra a austeridade punitiva”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório