Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

“Existem doentes que ficam dias à espera de voo para regressar a casa"

PSD/Açores garante que há problemas nas ligações aéreas inter-ilhas da SATA e que o Governo regional não o quer assumir.

“Existem doentes que ficam dias à espera de voo para regressar a casa"
Notícias ao Minuto

23:49 - 15/06/18 por Natacha Nunes Costa

Política Açores

O PSD/Açores garantiu, esta sexta-feira, que há problemas nas ligações aéreas inter-ilhas da SATA e que muitos açorianos, que por razões de saúde, são obrigados a sair das suas ilhas, nomeadamente as que não têm hospital, para tratamento em São Miguel, Terceira ou Faial são prejudicados porque “a operação de verão da SATA Air Açores está a ser preparada no limite da oferta”.

António Pedroso, deputado do PSD/Açores garantiu, inclusive, que “existem doentes que ficam três, quatro ou cinco dias à espera de voos para regressar a casa”, situação que, frisou, “atenta contra o princípio da continuidade territorial entre as nove ilhas, além dos custos que estão associados a essa estada prolongada fora de casa”.

De acordo com um comunicado enviado pelos social-democratas açorianos ao Notícias ao Minuto o PSD/Açores levou ao Parlamento regional uma proposta para que a SATA Air Açores procedesse ao aluguer de aviões em regime ACMI durante a operação de verão da transportadora aérea regional, algo que acabou chumbado pelos votos do Partido Socialista.

“A nossa proposta, que uma vez aprovada traduzir-se-ia numa recomendação do parlamento açoriano ao executivo, tinha como objetivo único levar a que a SATA, no âmbito das suas decisões, como fez com a Azores Airlines, alugasse aviões com tripulação com vista a assegurar uma operação estável e eficaz nas ligações inter-ilhas”, explicou.

Segundo o deputado, “o voto contra da maioria socialista a uma recomendação do PSD/Açores comprova que o PS e o Governo não querem admitir que há um problema nas ligações aéreas inter-ilhas com sérias possibilidades de vir a agravar-se durante o verão como, de resto, aconteceu no ano passado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório