Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 26º

Alunos de Dança já têm aulas no ISEL, em instalações provisórias

Os alunos da Escola Superior de Dança de Lisboa começaram na segunda-feira as aulas do 2.º semestre, já nas instalações emprestadas do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, provisórias durante pelo menos mais quatro anos.

Alunos de Dança já têm aulas no ISEL, em instalações provisórias
Notícias ao Minuto

20:42 - 20/03/18 por Lusa

País Dança

António Belo, vice-presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) - ao qual pertencem as duas escolas superiores -, disse à Lusa que a mudança de instalações deverá ser provisória, pelo menos pelos próximos quatro anos, tendo em conta os prazos expectáveis para finalizar o processo de venda do atual edifício e construção da nova escola.

"Todo o processo em si, acredito que nunca demorará menos de quatro anos. Entre ter o programa preliminar aprovado, ter autorização para lançar a empreitada, construção, há aqui um período de pelo menos quatro anos em que a escola funcionará nas instalações do ISEL [Instituto Superior de Engenharia de Lisboa]", disse António Belo.

Provocada pela crescente degradação do Palácio do Marquês de Pombal, o edifício secular no Bairro Alto que desde os anos 90 acolhe a Escola Superior de Dança (ESD), a mudança terá surpreendido pela positiva os mais de 200 alunos de licenciatura e mestrado que só na segunda-feira tiveram o primeiro contacto com aquela que será a sua escola nos próximos tempos.

"O que percecionei é que estavam todos satisfeitos com o espaço que encontraram. Acho até que teriam expectativas que fosse mais difícil arranjar ali um canto para eles e acho que ficaram agradavelmente surpreendidos com o facto de se ter conseguido arranjar um espaço tão adequado para a prática da dança", disse António Belo, que explicou que as soluções encontradas não provocam qualquer conflito com as aulas de engenharia no ISEL.

A expectativa do IPL, disse António Belo, é que dentro de quatro anos a ESD já esteja instalada num edifício a construir de raiz no 'campus' de Benfica, onde já funcionam a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), a Escola Superior de Educação (ESE) e a Escola Superior de Música (ESM).

Para além da transferência da ESD, o IPL quer ainda colocar em Benfica, também num novo edifício a ser construído, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e uma cantina que servirá os alunos de todas estas escolas.

As autorizações estão pendentes no Ministério das Finanças, quer a da venda da atual sede da ESD, quer a da construção do novo ISCAL.

No caso da ESD, o IPL aguarda a autorização das Finanças para usar todo o dinheiro resultante da venda do Palácio do Marquês de Pombal na construção da nova escola, a única forma de viabilizar financeiramente o projeto, explicou António Belo.

O uso de 100% das verbas resultantes da venda de património por parte das instituições de ensino superior está previsto no Orçamento do Estado para 2018, alterando a disposição anterior que entregava 50% da receita da venda às Finanças.

"Penso que não haverá problema a esse nível. Assim que tivermos essa concordância da tutela iniciar-se-á o processo de venda das instalações", disse António Belo.

Apesar da autorização das Finanças ainda pendente, o IPL está já a avançar com um processo preliminar de construção da nova ESD, para que assim que a situação seja desbloqueada pela tutela estar pronto a avançar do lado da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e se poder avançar imediatamente com o lançamento do concurso de construção.

"O que sentimos neste momento é que há uma total colaboração da parte da Secretaria de Estado [do Ensino Superior]. Há um clima de boa vontade entre todos para desbloquear a situação o mais rápido possível. É claro que isto tem sempre aspetos burocráticos que gostaríamos que fossem mais rápidos, mas não nos parece que esteja a haver algum entrave particular a que a situação decorra dentro do que é expectável", disse António Belo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório