Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Pedrógão: Estudo procura avaliar impacto do fogo nos madeireiros

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), em parceria com o Instituto Ricardo Jorge, vai realizar um estudo para avaliar o impacto do incêndio de Pedrógão Grande na função respiratória dos madeireiros da região.

Pedrógão: Estudo procura avaliar impacto do fogo nos madeireiros
Notícias ao Minuto

09:46 - 16/03/18 por Lusa

País Incêndios

O estudo arranca para a semana, no concelho de Castanheira de Pera, e estende-se depois a Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, com a avaliação a decorrer no terreno até à última quinzena de abril, disse à agência Lusa o delegado de saúde regional do Centro e diretor do Departamento de Saúde Pública da ARSC, João Pedro Pimentel.

"O estudo tem em conta as condições histórias em que trabalham estes profissionais da floresta. Vamos avaliar a sua função respiratória, visto que há uma exposição por parte dos madeireiros a partículas, que pode afetar a função respiratória e agravar ou desencadear" doenças, sublinhou o responsável.

O projeto envolve um raio X do tórax, espirometria (que avalia a função respiratória) e ainda a avaliação da concentração de óxido nítrico e monóxido de carbono nestes profissionais, explicou.

Segundo João Pedro Pimentel, o estudo vai avaliar os efeitos a curto, médio e longo-prazo, sendo a participação dos madeireiros "absolutamente voluntária".

Para esta iniciativa, a ARSC teve uma reunião com empresas do setor.

"Já temos inscritos 40 madeireiros", revelou, prevendo que o número possa aumentar.

De acordo com João Pedro Pimentel, há ainda a possibilidade de se fazer o mesmo estudo nos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro.

A iniciativa insere-se num plano estratégico de saúde pública para a região afetada pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, de junho de 2017.

O plano conta a colaboração de instituições e organismos como o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Direção-Geral de Saúde e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório