Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2018
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 21º

Edição

"Cerca de um metro de areia já foi reposto naturalmente nas praias"

O ministro do Ambiente disse hoje que a tempestade Felix já permitiu repor naturalmente cerca de um metro de areia nas praias algarvias, que tinham desaparecido com a tempestade Ema, e que esse processo natural continuará nos próximos tempos.

"Cerca de um metro de areia já foi reposto naturalmente nas praias"
Notícias ao Minuto

21:25 - 14/03/18 por Lusa

País Ministro

"Cerca de um metro de areia já foi reposto nas praias, que tinha sido roubado dias antes pela anterior tempestade [Ema]. Acreditamos que com esta tempestade que está a chegar, a Gisele, vamos ter mais meio metro de areia nas praias", afirmou João Pedro Matos Fernandes, após uma reunião com autarcas algarvios, em Faro.

O ministro do Ambiente, que na quarta-feira visitou várias zonas algarvias afetadas pelo mau tempo nas últimas semanas, prometeu discutir com os autarcas algarvios a questão da reposição de areias nas praias, daqui a algumas semanas.

"Há aqui uma outra dimensão que se não discute assim. Por isso, ficámos de nos voltar a encontrar a seguir à Páscoa, para discutir a questão da reposição de areias numa maior dimensão e com intervenções de maior fôlego", referiu.

O ministro avançou, contudo, que está neste momento a decorrer uma intervenção, a partir da dragagem da Armona (Olhão), que está a colocar areia nas praias, e que estão previstas outras duas para os próximos meses.

Em março, vai ser assinado o contrato para a dragagem da ria do Alvor, que servirá zonas balneares como a Prainha, em Alvor, "a mais despida de areia", assinalou João Pedro Matos Fernandes.

Em abril, arranca uma dragagem na barra da Fuseta (Olhão), que permitirá colocar areia na própria ponta da Fuseta, "onde ela é mais carente", descreveu o ministro.

O governante visitou a praia dos Três Irmãos, em Alvor (Portimão), durante a manhã, e à tarde esteve na Ria Formosa, na praia da Fuseta (Olhão) e na praia de Faro, terminando a agenda com uma reunião na Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório