Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Portugal é o terceiro país europeu com mais dadores voluntários de medula

Este sábado Lisboa recebe o 12.º Dia do Doente, Familiar e Dador e a Reunião Anual do European Society for Blood And Marrow Transplantation que visa permitir que todas as partes envolvidas num processo de transplante troquem experiências e aprendam umas com as outras. Os portugueses revelam-se dos mais solidários na Europa na hora de doar medula.

Portugal é o terceiro país europeu com mais dadores voluntários de medula
Notícias ao Minuto

10:14 - 14/03/18 por Tiago Miguel Simões

País AESBM

É já este sábado que o 12.º Dia do Doente, Familiar e Dador é assinalado no Centro de Congressos de Lisboa. Tal como a a organização explica, este é um dia dedicado “às pessoas que tiveram ou aguardam por um transplante de medula óssea ou de células estaminais”, assim como aos familiares, cuidadores e aos próprios dadores.

Este dia antecede a 44.ª quarta Reunião Anual do European Society for Blood And Marrow Transplantation que também terá lugar na capital portuguesa de 18 a 21 de março.

"O objetivo deste fórum é permitir que todas as partes envolvidas num processo de transplante troquem experiências e aprendam umas com as outras. Esta é uma ótima oportunidade para ouvir sobre os mais recentes resultados da pesquisa no campo do transplante de sangue e medula de um painel de especialistas. Acredito que esta será uma experiência única e memorável para todos os que consigam estar presentes", afirmou Manuel Abecassis, Presidente da 44.ª Reunião Anual do EBMT e Diretor do Departamento de Hematologia e do Programa de Transplantação de Medula Óssea do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

O número de dadores espalhados por todo o mundo é impressionante. Mais de 26 milhões de pessoas estão listadas como potenciais dadores voluntários de medula. Em Portugal são cerca de 400 mil dadores voluntários, sendo que 63% dos mesmos são mulheres. “Em números somos o 3.º país da Europa”, revela o comunicado enviado às redações pela organização do evento. Só em 2017 foram realizadas 89 colheitas em solo luso das quais apenas 40 foram para recetores nacionais, as restantes destinaram-se a países como EUA, Alemanha, Espanha, Inglaterra, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório