Meteorologia

  • 19 JUNHO 2018
Tempo
22º
MIN 21º MÁX 22º

Edição

Alunos de universidade de Toronto em curso de verão em Portugal

A Universidade de Toronto, vai, pela primeira vez, levar alunos a Portugal através do programa 'Summer Abroad', uma "oportunidade única para os estudantes contactarem com a cultura e história de Portugal", disse hoje à Lusa fonte da instituição.

Alunos de universidade de Toronto em curso de verão em Portugal
Notícias ao Minuto

08:48 - 13/03/18 por Lusa

País Ensino superior

"Este programa proporciona uma oportunidade única para os alunos contactarem, 'in loco', com a arte, a cultura e a história de Portugal e realizarem um curso de língua portuguesa. E, naturalmente, não temos quaisquer dúvidas sobre a real importância desta experiência internacional no percurso de aprendizagem dos estudantes", afirmou Anabela Rato.

Na opinião da docente da Universidade de Toronto "não poderá haver uma melhor forma de aprender uma língua do que no próprio país em que a mesma é falada, em permanente interação com os seus falantes e rodeados de uma cultura e história riquíssimas". 

O curso tem a duração de quatro semanas - de 1 a 28 de julho - e decorrerá no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

"Será, como a própria duração do curso já o indica, uma oportunidade excelente para que os nossos estudantes aprendam ou aprofundem os seus conhecimentos em português", enalteceu Anabela Rato. 

Ao completarem o curso de verão, ser-lhes-á atribuído o mesmo número de créditos equivalente a um curso anual realizado na Universidade de Toronto.

Além disso, poderão "observar e experienciar" muito daquilo que aprenderam em contexto de sala de aula sobre a arte, a cultura, a história, a religião, a política e a economia portuguesas.

A adesão dos alunos superou as "melhores expetativas", o que orgulha as responsáveis da Universidade de Toronto, pois o curso de verão "é oferecido pela primeira vez". 

"De facto, tal só prova que o empenho colocado recompensou; afinal, tratou-se ainda de um processo que exigiu diferentes fases, até que pudesse ser uma realidade; mas estávamos mesmo convictas de que seria uma oportunidade muito enriquecedora para os alunos e esta adesão significativa só mostra que os discentes reconheceram a sua importância", concluiu. 

Os cerca de 30 estudantes que se candidataram ao programa 'Summer Abroad' são de diferentes nacionalidades, desde "alunos com laços familiares lusófonos", passando por "discentes sem qualquer ligação prévia ao português", disse.

O programa de português, que inclui 'specialist, major e minor', já existe na Universidade de Toronto desde o ano académico de 1947-48. Atualmente, frequentam o programa de português 161 alunos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.