Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

As imagens dos estragos causados pelo tornado que atingiu Faro

O vento e a chuva que atingiram, este domingo, a zona de Faro, no Algarve, deixaram um rasto de destruição.

Notícias ao Minuto

23:59 - 04/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Mau tempo

O mau tempo que hoje se abateu sobre a região do Algarve provocou vários estragos nas cidades de Faro e Olhão.

No centro comercial Fórum Algarve a força do vento partiu vidros e arrastou as cadeiras da zona da restauração, assustando todos os que se encontravam no interior do estabelecimento comercial.

Na localidade de Cerro do Bruxo o tornado desalojou uma comunidade cigana de 100 pessoas, havendo ainda registo de outras duas pessoas desalojadas na freguesia do Montenegro.

Em Olhão, as zonas mais atingidas pelo tornado foram Pechão e Moncarapacho. A violência do vento chegou mesmo a derrubar o muro do Estádio António João Eusébio durante uma partida que ali se realizava. Como consequência, várias viaturas ficaram danificadas.

Um pouco por toda a região árvores, painéis publicitários e postes de iluminação caíram com a força do vento.

O tornado que hoje à tarde atingiu a cidade de Faro desalojou uma comunidade cigana de 100 pessoas, residente numa zona conhecida como Cerro do Bruxo, situada numa das entradas da cidade, disse o presidente da autarquia.

Apesar de logo se ter avançado de que se tratava de um tornado, tendo em conta os vídeos que vários utilizadores foram publicando nas redes sociais, só algumas horas depois chegou a confirmação por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que, numa nota informativa, referiu que a região litoral do sotavento algarvio foi atingida por chuva e vento fortes que "causaram impactos em estruturas e o derrube de árvores, em particular nos concelhos de Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório